Compre iPhone SE na Apple a partir de R$ 3.779,10 à vista ou em até 12 vezes. Frete grátis para todo o Brasil
Saiba mais
Publicidade
Não foi possível carregar anúncio
Publicidade
Não foi possível carregar anúncio
Crítica de TV

Aposta em Gretchen e Narcisa Tamborindeguy é erro do novo Encrenca

Popularidade na internet não garante alta audiência na televisão

Publicado em 29/03/2022
Publicidade
Não foi possível carregar anúncio

Após a saída de Tatola Godas e cia do Encrenca, a RedeTV! apostou num novo time de humoristas para comandar o seu programa das noites de domingo, mas não deu certo. A atração com nova formação não fez frente ao Perrengue na Band, concorrente comandado pelo antigo elenco do Encrenca. Por isso, o programa não escapou de uma nova reformulação.

Desta vez, a direção da RedeTV! foi às comprar no rádio, repetindo o mesmo movimento que culminou com a criação do Encrenca original. Assim, a nova versão da atração traz Marcelo Barbur, o Beby, além de Barthô e Barbie, profissionais com quem divide o microfone do Chupim, da Rádio Metropolitana FM. Mas, desta vez, a inspiração não veio somente do rádio: Gretchen e Narcisa Tamborindeguy, figuras queridas da internet se juntam ao time.

Continua depois da publicidade
Não foi possível carregar anúncio

Ou seja, se o Encrenca anterior fazia sucesso narrando vídeos populares da internet, o atual Encrenca surfa na onda dos memes, tentando usar da popularidade de Gretchen e Narcisa nas redes sociais. A cantora e a socialite protagonizam diversos memes e figurinhas, que são compartilhadas aos baldes na internet.

Assim, grande parte do conteúdo do novo Encrenca tem a ver com os populares memes. A nova atração se baseia na repercussão de memes já existentes, e também tenta criar novos ao ter, em seu palco, nomes consagrados deste universo. Na mistura, também cabe o trote tradicional de Beby, brincadeiras no palco e até matérias externas a la Pânico na TV. Mas, na prática, nada funcionou.

No palco, todos falavam ao mesmo tempo, dando a impressão de que não havia uma direção. Além disso, os quadros e as novas atrações não demonstraram lá grande potencial. E a presença de Gretchen e Narcisa simplesmente não se justificaram. Elas não são apresentadoras e pareciam perdidas no palco.

Na verdade, o novo Encrenca repete um erro já muito comum na TV aberta atual. O fato de uma figura ser muito popular na internet não significa que esta popularidade se repetirá na TV. Internet, embora faça muito barulho, representa uma “bolha”, que nem sempre dialoga com a audiência global da televisão.

O fato de Gretchen render memes divertidos na internet não a credencia a assumir o comando de um programa dominical na TV. Gretchen é uma figura simpática, com uma trajetória no meio artístico muito bem-sucedida, mas sua presença no Encrenca não se justifica. Com Narcisa, a situação é semelhante. O fato de ela render vídeos divertidos na rede não a transformam numa comunicadora.

Por isso, o novo Encrenca não funcionou. A RedeTV! terá que rebolar mais que a Gretchen para conseguir colocar este programa nos eixos. O que se viu foi uma mistura de nada com coisa alguma que não deu nada certo.

*As informações e opiniões expressas nessa crítica são de total responsabilidade de seu autor e podem ou não refletir a opinião deste veículo.

Confira outros conteúdos da coluna e do colunista ou entre em contato

Publicidade
Não foi possível carregar anúncio

Deixe o seu comentário

Em Alta

Carregando...

Erro ao carregar conteúdo.

Publicidade
Não foi possível carregar anúncio
Publicidade
Posting....