Comentário

Antes de “salvar” a Globo, Pantanal já tirou o SBT do limbo

Silvio Santos reapresentou a trama original da Manchete e se deu bem

Publicado em 08/03/2022

Principal aposta da emissora este ano, Pantanal tem uma missão nobre na Globo: recuperar a audiência perdida na faixa das 21 horas provocada pelas reprises de novelas e pelo desempenho ruim de Um Lugar ao Sol. Ou seja, Pantanal estreia já com o objetivo de ser a “salvadora da Pátria”, ao menos no que se refere à programação da emissora.

Curiosamente, a mesma novela também teve missão semelhante no SBT há pouco mais de dez anos. Em 2008, a emissora de Silvio Santos encarava uma grave crise de audiência, pois concorria com os fortes investimentos da Record TV em dramaturgia e shows e perdia sua tradicional vice-liderança na audiência. O SBT tentou de tudo para reverter a má fase, mas nada dava certo.

Até que o canal começava a anunciar sua “arma secreta”. O SBT, com suas tradicionais chamadas misteriosas, convidava o público a acompanhar uma grande surpresa em seu horário nobre. No dia e horário marcados, a “arma secreta” era revelada: tratava-se de uma reprise de Pantanal.

O SBT conseguiu adquirir a trama original da Manchete e a exibiu em seu horário nobre. Com isso, conseguiu chamar a atenção do público para a sua programação novamente. Mesmo com a imagem embolorada e o som ruim da produção de 1990, a história de Benedito Ruy Barbosa voltou a cativar o público. E a reprise de Pantanal se revelou um acerto, alavancando toda a grade do SBT.

Antes de Pantanal, o SBT já havia exibido Xica da Silva em 2005. Em 2009, desengavetou outras duas obras da Manchete: A História de Ana Raio e Zé Trovão e Dona Beija. Mas foi Pantanal quem tirou o canal do buraco e reavivou o canal de Silvio Santos. Na atual crise do SBT, uma “arma secreta” destas cairia muito bem, não?

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