Mais do que você gosta.
Assine o Star+
Publicidade
Não foi possível carregar anúncio
Publicidade
Não foi possível carregar anúncio
Exclusivo

Jade Picon X Arthur Aguiar: Como os BBBs podem colaborar com nossa comunicação e oratória

Principais rivais da edição deste ano do Big Brother Brasil, influencer e ator são ótimos argumentadores e possuem grande poder de persuasão

Publicado em 14/03/2022
Publicidade
Não foi possível carregar anúncio

A grande rivalidade entre Jade Picon e Arthur Aguiar, na edição deste ano do Big Brother Brasil, tornou-se um marco na história dos reality shows. Essa disputa pode nos dar lições de grande valia até mesmo no âmbito da comunicação, já que os debates acalorados entre ambos podem auxiliar na forma como nos comunicamos em nosso dia a dia.

Enquanto Jade – eliminada em um paredão com o seu maior rival – transmitia muita segurança em sua oratória, apostando sempre na intuição, Arthur segue no jogo com um grande poder de persuasão e observação aos demais jogadores, o que faz com que tenha uma análise ampla, coerente e justificada por meio da sua comunicação.

Continua depois da publicidade
Não foi possível carregar anúncio

Grandes oradores
 

Robôs do BBB 22 (Reprodução)

Tanto Arthur quanto Jade podem ser considerados dois grandes oradores. Mas, quando observamos a forma escolhida para se comunicar de cada um, torna-se perceptível algumas estratégias para conquistar credibilidade”, avalia Laila A. Wajntraub, CEO do Clube da Fala, empresa especialista em comunicação e oratória. O Arthur, um ator, utiliza diversas técnicas de storytelling, contando os fatos com elementos essenciais como tempo x espaço, protagonista x antagonista, falas e pensamentos dos personagens, inclusive abusa das entonações para dar ainda mais clareza em suas colocações”, complementa.
 

Jade Picon nos bastidores da TV Globo (Divulgação)

Ao analisar a comunicação de Jade, a especialista destaca que a influencer evita que suas emoções tomem conta do discurso. “Ela conta com uma grande força no olhar e, ao verbalizar, não tem pena de abusar das pausas. Isso é ótimo do ponto de vista comunicacional, pois ajuda no equilíbrio e na organização dos pensamentos e, assim, facilita a retenção da atenção do ouvinte”, explica ela.
 

Arthur Aguiar, participante do BBB 22 (Divulgação)

Laila A. Wajntraub faz uma análise detalhada das principais características dos participantes que marcaram a grande rivalidade do Big Brother Brasil 2022, com dicas muito úteis para as relações interpessoais:
 

Arthur Aguiar, participante do BBB 22 (Divulgação)

ARTHUR investe em um vocabulário rico. Escolhe bem as palavras e gosta de trazer boas variações de sinônimos e elementos coesivos, a fim de tornar seu discurso ainda mais eloquente e atrativo.
 

Jade Picon nos bastidores da TV Globo (Divulgação)

JADE investe na objetividade. Ela gosta de ser direta e, para isso, pensa sempre em como “resumir”. É uma ótima dica para quem tem medo de ser prolixo. Ela seleciona as informações-chave para ser compacta e ter impacto.
 

Jade Picon nos bastidores da TV Globo (Divulgação)

ARTHUR tem um ótimo controle corporal. Sempre analisa seus movimentos para não se exceder e usa essa energia sobressalente ao seu favor. Ele aproveita para tornar seu corpo uma ferramenta complementar da fala, com muitas expressões e gestos. Isso dá vida e movimento ao discurso, de quebra, ainda ajuda no equilíbrio emocional.
 

Arthur Aguiar, participante do BBB 22 (Divulgação)

JADE também sabe usar o corpo como ferramenta persuasiva. Mantém uma postura firme, o que remete à imagem que ela deseja: uma mulher inabalável. Ela também faz muitos gestos, provocando imagens na mente do ouvinte. Essa didática de Jade complementa com maestria seu posicionamento verbal.
 

Sobre o Clube da Fala: 

O Clube da Fala é atualmente referência nacional por utilizar conceitos de Fonoaudiologia, Psicologia Positiva, Metodologia DISC, Neurociência, Programação Neurolinguística (PNL), técnicas de Oratória e Teatrais e tem como meta treinar e desenvolver cada vez mais pessoas com os seus cursos presenciais e online de excelência. A instituição já capacitou a comunicação de mais de 10 mil alunos e tem hoje diversas empresas filiadas, entre clientes e parceiros. Como por exemplo: Bank of America, IBM, Grupo Trigo, Pinheiro Netto Advogados, Radix, B2W, YDUQS, Anatel, ETALENT, Petrobras, Subsea7, Prudential entre outros.

Leia outras matérias desse colunista CLICANDO AQUI. 

Publicidade
Não foi possível carregar anúncio

Deixe o seu comentário

Em Alta

Carregando...

Erro ao carregar conteúdo.

Publicidade
Não foi possível carregar anúncio
Publicidade
Posting....