Muitas cores

Decoração da casa do BBB 22 afeta o humor dos participantes

Arquiteta da startup de moradia Yuca analisa a estratégia por trás do design da casa mais vigiada do Brasil

Publicado em 17/02/2022

O Big Brother Brasil é o reality show mais assistido do País e já está na vigésima segunda edição. Além dos participantes e provas, outra grande expectativa do público se refere à decoração da casa.

Este ano, com uma temática baseada nas décadas de 1970, 80 e 90, o excesso de cores e informação em um mesmo ambiente vêm chamando a atenção.

Para Larissa Lira, arquiteta da Yuca, proptech referência em soluções de moradia descomplicadas, a combinação de tantos elementos e texturas faz parte de uma estratégia para mexer com os ânimos dos jogadores. Diante disso, ela analisou os aspectos de cada ambiente do reality e comparou com boas práticas de projetos acolhedores e ambientes agradáveis para o lar.

Nada aconchegante

“Toda a decoração do BBB 22 foi planejada com base no que consideramos ser uma lógica invertida da realidade, não um projeto tradicional de um lar aconchegante. Toda a estratégia das cores, a quantidade de objetos de decoração e o excesso de iluminação tem a intenção de interferir no humor, no sono e nos sentimentos dos participantes, despertando reações de ansiedade e estresse” afirma Larissa.

Tadeu Schimidt na casa do BBB 22 (Divulgação)
Tadeu Schimidt na casa do BBB 22 (Divulgação)

Nesta edição, os quartos são baseados na temática dos anos 90, com cores fortes, estampas e formas diferentes, o que deixa os participantes mais agitados e em estado de alerta. A sala, ambiente compartilhado onde acontece a maioria das interações entre os brothers, também é o oposto de um espaço relaxante, predominando as cores amarelo, roxo, verde e laranja, que trazem um clima de grande tensão.

Tadeu Schimidt na casa BBB 22 (Divulgação)
Tadeu Schimidt na casa do BBB 22 (Divulgação)

Para compor ambientes acolhedores de moradia, é importante manter o equilíbrio de elementos e cores. Nos projetos da Yuca, por exemplo, investimos em quartos com pouca ou nenhuma cor e, nas salas, combinação de texturas e tons acolhedores, com predominância de azuis, verdes e marcenarias quentes”, completa a arquiteta.

Decoração da casa do BBB 22
Decoração da casa do BBB 22 (Globo/Sergio Zalis)

Outro cômodo importante para o jogo é a cozinha do BBB – no reality os participantes são divididos entre o VIP e a Xepa, assim como o cômodo. A separação é feita de forma bem visual, sendo que o lado dos que estão com regalias na alimentação vibra em cores e texturas, enquanto o do grupo que está com restrições é mais sóbrio, com tons neutros e móveis de madeira, criando uma fronteira entre os participantes, inclusive no que diz respeito ao aconchego na hora da refeição. 

Decoração da casa do BBB 22
Decoração da casa do BBB 22 (Globo/Sergio Zalis)

Já a área externa da casa tem um tom lúdico e divertido, com muitos tons pastéis e geometria marcantes, contudo, os móveis são de materiais pouco confortáveis. O ideal nesses espaços, segundo Larissa, é explorar funcionalidades de relaxamento “Redes e espreguiçadeiras dão um clima confortável na decoração quando combinadas com elementos naturais”, finaliza Larissa.

Decoração da casa do BBB 22
Decoração da casa do BBB 22 (Globo/Sergio Zalis)

Sobre a Yuca – Proptech referência em experiências descomplicadas de moradia que nasceu para revolucionar o mercado imobiliário dos grandes centros urbanos ao democratizar o acesso ao lar de qualidade. Com mais de 500 quartos e prédios inteiros sob gestão, a Yuca oferece quartos individuais e compartilhados nos principais bairros de São Paulo, como Pinheiros, Bela Vista, Brooklin, Jardins, entre outros. A solução da proptech envolve reforma, mobília e decoração nos apartamentos para um inquilino que terá as contas em um único boleto e desburocratização dos processos. Até hoje, a Yuca já captou cerca de R$ 200 milhões com investidores institucionais e pessoas físicas, tanto para investimentos na empresa como para investimentos nos imóveis que administra. Em 2020, a Yuca abriu seu primeiro Fundo de Investimento Imobiliário, FII, se tornando o primeiro FII no mundo com um portfólio majoritariamente de apartamentos residenciais compartilhados, e um dos primeiros no Brasil de renda residencial.

Leia outras matérias desse colunista CLICANDO AQUI. 

Assuntos relacionados:

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade