Exclusivo

Coração de ouro: Conheça Maria Santa, mocinha do remake de Renascer

Novela de Bruno Luperi tem estreia prevista para o próximo dia 22 de janeiro de 2024

Publicado em 03/12/2023

Maria Santa (Duda Santos) é muito mais que a filha de Venâncio (Fabio Lago) e Quitéria (Belize Pombal) em Renascer. Jovem humilde, Santinha, como também é conhecida, vive sob as rédeas do pai e da moral conservadora de seu entorno, mas o destino lhe reserva uma missão especial e bem diferente daquela projetada por seus pais.

Quase sem sair de casa, ela ajuda a mãe nos trabalhos domésticos e está sempre na mira do pai, que lhe dá ordens e quer ‘preservar’ a filha dos pecados que o mundo fora das quatro paredes da casa proporciona. Capataz do Coronel Belarmino (Antonio Calloni), Venâncio é um homem bruto, conhecido na região por ser o ‘miolo’ do boi nas festas do Bumba, uma tradição local, e impõe temor por onde passa. Em casa, por exemplo, ninguém ousa questionar suas vontades e Maria Santa sofre por viver quase como uma prisioneira dentro da própria casa, já que o pai a proíbe de sair. 

AMOR VERDADEIRO

Mas é justamente no dia que ela tem autorização para acompanhar o cortejo do Bumba meu boi, um festejo popular da região, que ela se apaixona perdidamente por aquele que será seu único e primeiro amor: José Inocêncio (Humberto Carrão). A partir deste encontro, a vida de Santinha muda completamente.

Pura e sem a experiência com relacionamentos anteriores, Maria Santa acreditará que engravidou depois de beijar o ‘coronelzinho’. O mal-entendido vai gerar inúmeros problemas e uma grande reviravolta em sua vida. Ao saber da história, o ‘pai boi’ decide largar a filha na porta da ‘Casa das damas’, de propriedade de Jacutinga (Juliana Paes). Quitéria, por sua vez, não consegue evitar mais uma tragédia na família e não tem forças para enfrentar o marido. 

Maria Santa (Duda Santos) e José Inocêncio (Humberto Carrão) na primeira fase
Maria Santa Duda Santos e José Inocêncio Humberto Carrão na primeira fase

Além de se tornar uma segunda mãe para a jovem, Jacutinga atua também como cupido no romance de Maria Santa e José Inocêncio e terá papel fundamental na construção desta família. Conselheira e grande amiga, a cafetina será ainda a parteira dos quatro filhos do casal: José Augusto (Renan Monteiro), José Bento (Marcello Melo Jr), José Venâncio (Rodrigo Simas) e de João Pedro (Juan Paiva).

Maria Santa MORRE logo após dar à luz o filho caçula para desespero de José Inocêncio (Humberto Carrão/Marcos Palmeira), que nunca conseguirá superar esse trauma.

LEIA TAMBÉM: Conheça a história, o elenco e os personagens do remake de Renascer, nova novela das nove da TV Globo

José Inocêncio (Marcos Palmeira) na segunda fase de Renascer
José Inocêncio Marcos Palmeira na segunda fase de Renascer

Renascer é uma novela escrita por Bruno Luperi baseada na obra de Benedito Ruy Barbosa. A direção artística é de Gustavo Fernandez, direção geral de Pedro Peregrino e direção de Alexandre Macedo, Walter Carvalho, Ricardo França e Mariana Betti. A produção é de Betina Paulon e Bruna Ferreira e a direção de gênero de José Luiz Villamarim.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade