Prestação de Serviço

Reportagem mostra o drama e convívio com o Alzheimer

Arquivo A levantou dados importantes sobre a doença

Publicado em 21/09/2023

A Associação Internacional do Alzheimer escolheu 21 de setembro como o dia mundial de conscientização da doença, que leva a perda progressiva das funções cerebrais, como a memória e a linguagem. E por conta disso, o Arquivo A, da TV Aparecida, exibe nesta quinta-feira (21), às 21h, um programa especial mostrando dados sobre a doença e entrevistas com profissionais que trabalham com pacientes e familiares.

Segundo levantamento feito pela produção, uma estimativa da OMS (Organização Mundial da Saúde) aponta que até 2030 serão 74 milhões de pessoas com a doença. Hoje, são 55 milhões, ou seja, sete entre 10 pessoas no mundo têm o problema. No Brasil, são pouco mais de um milhão de pessoas, e em torno de 100 mil diagnósticos por ano.

A reportagem de Eduardo Miranda vai apresentar histórias de pessoas que cuidam de familiares com a doença, e que dividem suas experiências nas redes sociais, criando um grupo de apoio. E ainda relatos de pacientes que estão em fase inicial da doença, com perda de memória recente.

Médicos, terapeutas e profissionais da saúde que trabalham com pacientes de Alzheimer também fazem parte do programa, falando sobre o tratamento e formas de retardar o aparecimento de sintomas. Assim como projetos sociais, que oferecem diversos serviços e atividades, como oficina de memória, exercícios para o corpo e a mente, além de atividades que também ajudam na socialização de idosos. Os avanços nas pesquisas científicas em busca de medicamentos e a cura da doença também são destaques.

O Arquivo A vai ao ar sempre nas quintas-feiras, às 21h.

SIGA ESTE COLUNISTA NO INSTAGRAM

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade