BASTIDORES

Série da HBO sobre os Lakers sofreu ameaça da NBA e rejeição de ex-atletas

Lakers: Hora de Vencer retrata a história real do famoso time de Los Angeles dos anos 1980

Publicado em 12/03/2022

Criada para ser a Friday Night Lights (2006-2011) do basquete, a série Lakers: Hora de Vencer traz o retrato real da revolução decisiva que transformou a NBA em um item da cultura pop. Porém, a badalada produção da HBO não foi totalmente recebida de braços abertos, pois sofreu ameaça da liga e rejeição de ex-atletas.

Lakers: Hora de Vencer tem o objetivo de narrar como o Los Angeles Lakers dos anos 1980 se tornou uma dinastia vencedora na NBA, e de tabela colocou a Associação no mapa das maiores competições esportivas do planeta. Fora que passou a ser uma atração à parte na cidade californiana, atraindo todos os holofotes aos jogadores protagonistas de um show em quadra.

A base da série são fatos verídicos extraídos do livro Showtime: Magic, Kareem, Riley, and the Los Angeles Lakers Dynasty of the 1980s, escrito por Jeff Pearlman. Logo, a produção cogitou desde o começo usar a ambientação real da NBA, com o nome da liga, dos times, logos… Isso não caiu bem para os executivos da Associação.

O time de advogados da liga procurou a HBO questionando a utilização de marcas registradas da NBA. A preocupação era que a série (com visão mais crua dos fatos) poderia ser tratada como produto oficial da liga. Lakers: Hora de Vencer apresenta todos os lados da vida de atleta, as glórias no piso de madeira e os deslizes longe das quatro linhas.

Tudo ficou resolvido, no final das contas. Logo no início de cada episódio, um aviso em letras garrafais avisa o telespectador de que ali é “uma dramatização de certos eventos e fatos. Alguns dos nomes foram modificados. E alguns eventos e personagens ganharam histórias fictícias com objetivo de dramatização.”

Quincy Isaiah e Solomon Hughes na série Lakers: Hora de Vencer
Quincy Isaiah e Solomon Hughes na série Lakers: Hora de Vencer

Rejeição dos ex-atletas

Lakers: Hora de Vencer segue os passos de vários ex-atletas lendários da NBA e do time púrpura e dourado de Los Angeles. No centro da trama, por exemplo, está a dupla Magic Johnson (interpretado por Quincy Isaiah) e Kareem Abdul-Jabbar (Solomon Hughes), alicerce do time dominante na década de 1980. Contudo, nenhum deles colaborou para o projeto.

E isso não foi por falta de iniciativa da produção. Os atores citados foram atrás das pessoas que iriam viver na série. Mas foram rejeitados, simplesmente porque os craques não queriam se envolver em uma atração sem o controle total deles. Ou seja, não queriam ver algumas polêmicas reais fora de quadra ganhando espaço na tela.

Além disso, quando questionados sobre o drama da HBO, os ex-atletas argumentam que a verdadeira história daquele período é melhor contada pelo ponto de vista de quem viveu na pele, e não da pessoa observadora.

Como resposta, parte dessa história estará no documentário do Magic Johnson feito pelo streaming Apple TV+, assim como em outro documentário da plataforma Hulu (este sobre os Lakers, assinado pelo próprio clube).

Um ponto importante de se destacar é que os relatos da série são bem próximos da realidade, baseados na obra de Pearlman. O livro tem 496 páginas, material rico de pesquisa intensa e horas de entrevistas com as mais diferentes personalidades envolvidas com os Lakers dos anos 1980. Não é uma produção a ser ignorada.

Lakers: Hora de Vencer nasceu como minissérie, mas evoluiu a série (com múltiplas temporadas). A segunda leva já está encaminhada, embora a HBO ainda não tenha oficializado a encomenda. Os episódios inéditos do drama estreiam nas noites do domingo no canal pago e no streaming HBO Max. ⬩

____

Conheça a página de séries do Observatório da TV

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade