Tributo

Peça Glauce resgata memória de Glauce Rocha, nome essencial do teatro brasileiro, em São Paulo

Espetáculo idealizado e produzido para Françoise Forton chega à cidade para curta temporada

Publicado em 02/04/2024

Não tivesse saído repentinamente de cena em 16 de janeiro de 2022, vítima de complicações de um câncer no colo do útero, a atriz Françoise Forton (1957-2022) teria subido no palco no final daquele mesmo ano para estrear Glauce, espetáculo que idealizou para celebrar a vida e o legado artístico de Glauce Rocha (1930-1971), uma das principais atrizes do teatro brasileiro e sua mentora em início de carreira.

Embora um projeto pessoal de Forton, Glauce chega à cena paulistana no dia 05 de abril, sábado, no Auditório do Sesc Pinheiros, na região oeste, após temporada carioca em 2023 estrelada por Débora Duboc em produção arquitetada por Eduardo Barata, viúvo da artista, que planejou a montagem como um tributo duplo à memória das duas atrizes.

Com texto assinado por Leonardo Netto e direção de Débora Dubois, Glauce flagra a personagem principal em uma noite após ser despertada por um telefonema. Ao imaginar uma plateia a sua frente, narra passagens de sua vida e sua carreira em uma espécie de autoanálise.

Entre as memórias tratadas em cena estão desde as gravações de filmes icônicos, como Terra em Transe (1967), de Glauber Rocha (1939-1981), Os Cafajestes (1962), de Ruy Guerra e, claro Navalha na Carne (1969), de Braz Chediak, filme baseado na obra de Plínio Marcos (1935-1999) no qual Rocha deu vida à prostituta Norma Sueli.

A relação entre Glauce Rocha e Françoise Forton também entra em discussão a partir das memórias da personagem, que relembra o fato de a então jovem Forton era uma espécie de pupila, a quem Rocha acompanhou no início de carreira e com quem estabeleceu vínculos quase maternais, reflexo da frustração de nunca ter tido filhos, resultado de nove abortos espontâneos que sofreu ao longo da vida.

Glauce cumpre temporada no palco do Auditório do Sesc Pinheiros de 05 de abril a 04 de maio, com sessões de quinta-feira a sábado, sempre às 20h. Os ingressos custam de R$ 20 (meia) a R$ 40 (inteira).

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade