WikiLeaks

Julian Assange teve história contada em peça na Austrália, mas foi boicotado na Broadway

Trajetória do ativista criador da fundação Wikileaks estreou em 2011 em sua terra natal, mas não chegou aos EUA

Publicado em 26/06/2024

Ativista criador da fundação Wikileaks, responsável por divulgar documentos, fotos e informações confidenciais vazadas de governos e empresas, sobre assuntos considerados sensíveis, Julian Assange voltou à manchetes na tarde de ontem, 25, ao ser divulgado o acordo judicial que assinou se declarando culpado do crime de conspirar ilegalmente para obter e divulgar informações confidenciais militares dos EUA.

O acordo foi divulgado quando Assange já havia deixado a prisão de segurança máxima em Londres, onde estava preso desde 2019, e já se encontrava a caminho da Austrália, seu país natal. Assange se notabilizou mundialmente quando, em 2010, a organização da qual é fundador, WikiLeaks, divulgou informações confidenciais vazadas por Chelsea Manning, ex-analista de inteligência do Exército norte americano

As informações tinham como principal mote desmontar o discurso oficial dos EUA sobre as guerras no Iraque e no Afeganistão. O site da organização chegou a publicar um vídeo que mostrava um helicóptero militar dos EUA disparando contra civis iraquianos e matando dois jornalistas em 2007. Houve ainda a publicação de mais de 90 mil documentos confidenciais sobre a guerra datados de 2004.

Imagem da peça Stainless Steel Rat na Austrália
Imagem da peça Stainless Steel Rat na Austrália

Em 2011, a história de Assange ganhou os palcos em Sydney, na Austrália, quando estreou Stainless Steel Rat (algo como Rato de Aço Inoxidável, em tradução livre), peça de Ron Elisha que narrou a trajetória do jornalista e ativista em uma história sobre um cineasta em busca de fazer um filme sobre o Wikileaks.

Embora tenha sido montado no momento em que a discussão seguia quente, Stainless Steel Rat foi um fracasso de público em Sydney. Os direitos da obra chegaram a ser negociados em Londres para uma montagem no West End que nunca chegou à cena. 

O autor Ron Elisha tentou buscar apoio para uma produção na Broadway, nos Estados Unidos, mas, de acordo com entrevista do dramaturgo ao The Guardian, sofreu boicotes sucessivos de grupos de empresários que não queriam se indispor com o governo norte americano montando uma peça sobre um jornalista considerado criminoso de guerra.