Programe-se

Fernanda Montenegro estreia em SP espetáculo em que lê obra de Simone de Beauvoir

Atriz vai cumprir temporada na cidade a partir do dia 20 de junho no Sesc 14 BIS, na Bela Vista

Publicado em 10/06/2024

Uma das principais estreias da última temporada carioca, o espetáculo Fernanda Montenegro lê Simone de Beauvoir chega a São Paulo a partir do dia 20 de junho, quando entra em cena no palco do Teatro do Sesc 14 BIS, na Bela Vista, região central. A temporada acontece apenas até o dia 21 de julho.

Idealizado e dirigido pela própria atriz, a leitura encadeia uma série de textos da filósofa, ensaísta, escritora e autora das bases do movimento feminista Simone de Beauvoir (1908-1986), entre eles as memórias narradas em A Cerimônia do Adeus (1982), livro no qual narrou o processo de despedida de seu parceiro de toda uma vida, o também filósofo Jean-Paul Sartre (1905-1980).

A relação de Fernanda Montenegro com a obra da filósofa chegou à cena há 15 anos, estabelecendo um contato direto entre a vida das duas criadoras. Isso porque, tal qual de Beauvoir, Montenegro também dedicou alguns anos de sua vida ao cuidado e à despedida do parceiro, o ator e diretor Fernando Torres (1927-2008). 

Ao estrear o monólogo Viver sem Tempos Mortos em 2009, Montenegro estreitou relações com as dores da própria de Beauvoir, narrando, por meio de sua obra, os sentimentos que acompanharam ao longo dos anos em que cuidou e se despediu do companheiro de toda uma vida.

Fernanda Montenegro lê Simone de Beauvoir cumpre temporada de quinta-feira a domingo, com sessões às 20h (qui a sáb) e às 18h (dom). Os ingressos custam de 30 (meia) a R$ 60 (inteira).