TRIBUTO

Quem é Jamie? Conheça a produtora homenageada na 2ª temporada de The Wilds

Jamie Tarses foi pioneira na TV americana, uma das produtoras executivas da série do Prime Video

Publicado em 07/05/2022

A segunda temporada de The Wilds – Vidas Selvagens, série sensação do Prime Video, estreou na sexta-feira (6). Após a última cena do primeiro episódio, um tributo aparece na tela: “Para nossa amada Jamie”. A dedicação simples faz referência a uma das executivas e produtoras mais importantes da história da TV americana, Jamie Tarses, que ajudou o drama teen a sair do papel e se tornar um hit.

Jamie Tarses teve uma carreira longa e marcante no mundo do entretenimento, começando aos 21 anos. A ligação com The Wilds é tragicamente triste. Ela foi fundamental para a produção da série, em todos os aspectos, mas não desfrutou o sucesso alcançado pela trama.

Dias antes da estreia, em dezembro de 2020, ela sofreu um derrame e entrou em coma. No primeiro dia de fevereiro do ano seguinte, Jamie morreu, aos 56 anos.

The Wilds foi concebida por um trio de ferro composto por mulheres: Sarah Streicher (roteirista), Amy B. Harris (showrunner) e Jamie. Todo o processo criativo passou pelas mãos delas, com Jamie oferecendo a expertise acumulada em quase quatro décadas em Hollywood.

A carreira de Jamie Tarses

O primeiro emprego de Jamie no mundo do entretenimento foi no programa humorístico Saturday Night Live, bem no auge da atração, em meados dos anos 1980. Ela passou a se destacar logo no segundo trabalho, como diretora de elenco de Perfect Strangers (1986-1993), comédia de sucesso batizada no Brasil de Primo Cruzado.

No final da década de 1980, a NBC a contratou para integrar a equipe criativa da emissora. Lá dentro, Jamie ajudou a desenvolver clássicos da comédia, atrações premiadas e populares, tipo Friends (1994-2004), Mad About You (1992-1999, 2019) e Frasier (1993-2004).

Em 1996, ela deixou a NBC. A imprensa cobriu o caso intensamente, interessada em saber qual o próximo passo da executiva, tratada como se fosse uma atleta livre no mercado à procura de um time. 

Naquele mesmo ano, Jamie assumiu o cargo de presidente de entretenimento da ABC, primeira mulher a tomar posse de uma posição tão importante na TV americana (e uma das pessoas mais jovens, aos 32 anos).

A estadia dela na chefia da ABC Entertainment durou até 1999. A executiva voltou às raízes, se envolvendo novamente com a parte mais bruta da produção de séries.

Jamie Tarses em entrevista como executiva da ABC, nos anos 1990
Jamie Tarses em entrevista como executiva da ABC, no final dos anos 1990

Homenagem

The Wilds foi o último trabalho dela. A dor pela perda repentina, sentida principalmente por Sarah Streicher e Amy B. Harris, pessoas com quem ela esteve nos últimos dias, é refletida na segunda temporada. 

“Agora, na história da série, estamos explorando o luto, a dor, o trauma, disse Amy B. Harris, em entrevista ao site TVLine. “Perdemos Jamie Tarses, nossa parceira, dias antes de começarmos a gravar a segunda temporada; ela era nossa amiga, muito querida. A exploração do luto e o trauma, a busca por seguir em frente, influenciou muito as decisões que tomamos nos novos episódios.”

Jamie Tarses continuará sendo creditada como produtora executiva da segunda temporada, uma forma de homenagem póstuma. ⬩

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade