TRUE CRIME

O Caso Asunta: mistérios e revelações por trás de um crime chocante

Uma imersão profunda na investigação do assassinato de uma menina chinesa na Espanha

Publicado em 26/04/2024

De acordo com o site Diário de Séries, a Netflix lançou nessa sexta-feira (26), um true crime que promete. Chega na plataforma a minissérie O Caso Asunta, retrato de um dos casos criminais mais chocantes da história policial e judicial da Espanha que mobilizou grande cobertura da imprensa e comoveu toda a população. Trata-se de Asunta Basterra, menina chinesa que morreu asfixiada, aos 12 anos. Os pais adotivos dela foram condenados como coautores do crime.

Asunta morreu em 21 de setembro de 2013. Neste dia, Rosario Porto (Candela Peña) e Alfonso Basterra (Tristán Ulloa) foram à polícia dar queixa do desaparecimento da filha. Horas depois, o corpo da garota foi encontrado perto de uma estrada na cidade de Santiago de Compostela.

A minissérie aborda todos os lados da investigação até a condenação. A notícia do crime abalou toda a Espanha, e Rosario e Alfonso foram prontamente apontados como possíveis mentores do assassinato. O que levaria os pais a acabar com a vida da própria filha? O que se esconde por trás dessa família perfeita?

A minissérie mostra o casal em três fases: antes do divórcio, depois do divórcio e depois do assassinato da filha. Rosario e Basterra estavam separados quando decidiram adotar Asunta ainda bebê. Ela era advogada, ele é jornalista. A relação entre os dois sempre foi tensa, incluindo infidelidade.

Em outubro de 2015, um júri popular declarou o casal espanhol culpado por ter drogado e asfixiado Asunta; eles foram condenados a 18 anos atrás das grades. Segundo a promotoria, o assassinato foi premeditado pelo casal, mas executado pela mãe. 

O roteirista e produtor Ramón Campos, showrunner da minissérie O Caso Asunta, fez um documentário sobre a investigação, lançado em 2017. Agora, ele apresenta novos elementos na trama ficcional de seis episódios, em que poderá se aprofundar mais na relação dos pais da menina, descortinando motivações e abordando a psique deles.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade