Mais do que você gosta.
Assine o Star+
Publicidade
Não foi possível carregar anúncio
Publicidade
Não foi possível carregar anúncio
MARKETING INDIRETO

De refrigerante a tênis, Stranger Things 4 abusa dos merchans

Série sensação é vitrine publicitária na plataforma com 16 exibições de marcas e produtos a cada hora

Publicado em 03/06/2022
Publicidade
Não foi possível carregar anúncio

Os primeiros sete episódios da quarta temporada de Stranger Things abusaram dos merchans. Vitrine publicitária da Netflix, a ficção científica sobrenatural exibiu 144 propagandas indiretas no primeiro volume da atual leva, segundo levantamento feito pelo Observatório da TV. Em média, foram 16 exibições de produtos e marcas a cada hora.

Esse bombardeio de publicidade, característico de Stranger Things, veio de todos os lados, seja daquele tradicional refrigerante ou de canetinhas, passando por tênis, balas, chocolates e até mesmo escavadeira.

Continua depois da publicidade
Não foi possível carregar anúncio

A marca que mais apareceu foi a Coca-Cola, com 12 merchans. A latinha foi quase onipresente e surgiu novamente dentro do treinamento de Eleven (Millie Bobby Brown), que tentou amassá-la com o poder da mente. A empresa foi destacada em placas, pôster e em relógio de parede (no quarto de Eleven).

Logo em seguida veio a Reebok. Chegou a ser estranho ver que praticamente todo personagem da série usou tênis da marca (Joyce, Chrissy, Dustin, Eddie…). O merchan mais escancarado ocorreu com Jason Carver, vivido por Mason Dye, no terceiro episódio, ao pisar na mão de um jovem.

Tênis da Reebok usado por Jason (Mason Dye)

Vida real x nostalgia

Algumas propagandas inseridas em Stranger Things 4 foram apenas da marca em si e não necessariamente do produto. Nesse caso, o resgate de um item da década de 1980 serviu como efeito nostálgico embutido em publicidade da empresa. O caso mais explícito foi do walkman Sony da Max (Sadie Sink), acompanhando a personagem durante todos os sete episódios.

Outros merchans refletiram propagandas do tempo presente. Logo no primeiro episódio, o novo personagem Eddie Munson (Joseph Quinn) exibiu relógio da Timex como se estivesse em um comercial típico. A marca lançou uma coleção de relógios em parceria com Stranger Things, itens que estão sendo comercializados.

Relógio da Timex no pulso de Eddie (Joseph Quinn)

Entre as exibições de produtos mais escancaradas da atual temporada esteve a da manteiga de amendoim Jif, popular nos Estados Unidos. O policial Jim Hopper (David Harbour) se lambuzou com uma lata do doce… 

Acontece que houve uma infelicidade de circunstância. Na mesma semana de lançamento da quarta temporada de Stranger Things se deu um recall da Jif, em todo o mundo, por causa de contaminação de Salmonella em vários lotes. ⬩

Publicidade
Não foi possível carregar anúncio

Deixe o seu comentário

Em Alta

Carregando...

Erro ao carregar conteúdo.

Publicidade
Não foi possível carregar anúncio
Publicidade
Posting....