FIM INESPERADO

CBS surpreende e cancela spin-offs de NCIS e CSI

O canal toma decisão inesperada com o cancelamento de suas franquias de sucesso, alegando motivos financeiros e a necessidade de renovar a grade de programação

Publicado em 22/05/2024

Há mais de 20 anos convivemos com duas das franquias de TV mais bem-sucedidas da história, mas tanto NCIS quanto CSI acabaram sofrendo um revés inesperado com um duplo cancelamento que ninguém esperava. No final de abril, a CBS anunciou que estava cancelando um dos spin-offs de cada uma das franquias: NCIS: Hawaii, que está encerrando sua 3ª temporada; e CSI: Vegas, a quinta série da franquia que trouxe de volta vários personagens da série original e também estava em sua 3ª temporada.

Ambas as produções estavam registrando números razoavelmente médios, sem quedas notáveis em relação às temporadas anteriores em que foram renovadas, de modo que a decisão da CBS foi bastante inesperada.

A presidente da CBS Entertainment, Amy Reisenbach, e o CEO, George Cheek, abordaram o motivo dos dois cancelamentos em declarações ao The Wrap, citando as finanças e a falta de espaço como o principal motivo da decisão. ‘Cabe a nós manter a grade atualizada e manter o ritmo’, explicou Reisenbach. ‘Tivemos que tomar algumas decisões realmente difíceis este ano, mas tudo voltou muito forte’.

NCIS: Hawaii

Apesar das greves dos roteiristas e atores que atrasaram as estreias das novas temporadas de suas séries e também reduziram o número de episódios, a rede terminou bem no geral: fechando a temporada de televisão de 2023-2024 como a temporada de horário nobre mais assistida.

Com a mudança, a CBS está liberando espaço para algumas das séries em que está trabalhando, incluindo, principalmente, um novo spin-off de NCIS sobre as origens de Gibbs e narrado pelo próprio Mark Harmon. Quanto a CSI, a franquia não tem nenhuma série spin-off em andamento após o cancelamento, mas o relatório do The Wrap revela que uma está em “desenvolvimento ativo”.

Enquanto isso, os cancelamentos de ambas as séries deixam as histórias inacabadas para o público, e parece improvável que a rede consiga reverter o curso. Enquanto se aguarda o futuro de CSI, que foi a série de maior duração, NCIS mantém uma forte presença apesar do cancelamento: com a série original atualmente no ar em sua 21ª temporada, NCIS: Sydney recentemente renovada para uma 2ª temporada e dois spin-offs em andamento. Planos para os quais, por outro lado, estava começando a precisar de algum espaço.

*As informações são do site Adoro Cinema