Atitude nobre

Mar do Sertão: Penalizado com situação de Tertulinho, o coronel toma uma atitude extrema e dá prova de amor ao filho

Indignado ao ver o herdeiro atrás das grades, o fazendeiro assume a culpa pela morte de Noé Dantas

Publicado em 24/02/2023

O clima de faroeste e tragédia se abateu sobre Canta Pedra, e nos próximos capítulos de Mar do Sertão, Tertulinho (Renato Góes) vai se complicar muito ao tentar resolver um problema de Deodora (Debora Bloch).

Apavorada com a presença de Noé Dantas (Marcelo Adnet) na cidade, a ex-fazendeira faz de tudo para encontrar alguém que acabe de uma vez com o forasteiro que sabe tudo sobre seu passado. Pajeú (Caio Blat) recusa, Vespertino (Thardelly Lima) também não quer confusão.

Cheia de charme e se fazendo de vítima, Deodora comenta com Tertulinho que o tal homem anda importunando e lhe fazendo ameaças. O advogado, mesmo brigado com a mãe resolve tirar satisfações com Noé. Ao mesmo tempo, Tertúlio (José de Abreu) arma uma emboscada para o malandro com a ajuda de Catão (Déo Garcez).

Deodora (Débora Bloch), Noé (Marcelo Adnet), Tertulinho (Renato Góes) e Tertúlio (José de Abreu) de Mar do Sertão
Deodora (Débora Bloch), Noé (Marcelo Adnet), Tertulinho (Renato Góes) e Tertúlio (José de Abreu) de Mar do Sertão

Quando Tertulinho se encontra com Noé, o chantagista está armado, preparado para ir ao encontro com Tertúlio, para pegar o dinheiro que o velho coronel lhe prometeu. Acontece que o advogado e o forasteiro se desentendem e começam a lutar. A arma de Noé dispara e o atinge de forma fatal, deixando Tertulinho complemente em pânico e já sabendo que está lascado.

O advogado volta para casa apavorado e expulsa a mãe de sua casa, nervoso por ter caído na lábia dela e agora estar envolvido na maior encrenca da vida. Ele conta o que aconteceu, mas Xaviera (Giovana Cordeiro) não consegue impedir que ele seja preso, já que nessas alturas a morte do forasteiro já foi descoberta.

Ao saber do ocorrido, Tertúlio não se conforma e corre para a delegacia. Lá ele faz questão de inocentar o filho e assume a culpa pela morte de Noé, alegando que o cabra estava fazendo uma chantagem barata com ele. Tertulinho sai da cela e o coronel é preso.