remake

Jacutinga morre? Relembre o que aconteceu com a personagem na primeira versão de Renascer

Cafetina deixou a cidade em um pequeno caminhão

Publicado em 24/01/2024

No remake de Renascer, Jacutinga, interpretada por Juliana Paes, é a proprietária do bordel conhecido como a “casa das damas”. Mulher forte e sábia, ela se torna uma figura materna para Maria Santa (Duda Santos), quando esta é abandonada à sua porta pelos pais.

A personagem, que foi vivida por Fernanda Montenegro, desempenha um papel fundamental ao promover o casamento entre Maria Santa e José Inocêncio (Humberto Carrão), além de realizar o parto dos quatro filhos do casal. A cafetina também nutre um carinho especial por Norberto (Matheus Nachtergaele). Mas decide deixar a cidade para nunca mais retornar.

Na versão original de Renascer em 1993, a personagem de Fernanda Montenegro enfrentou momentos de solidão na “casa das damas”. Após um salto no tempo, por volta do capítulo 13, Jacutinga contempla o bordel vazio, coberto de folhas caídas, relembrando com nostalgia os dias em que a casa era cheia de frequentadores.

Em um capítulo posterior, Jacutinga é vista deixando a cidade em um pequeno caminhão, carregando todos os seus pertences. Norberto, interpretado na época pelo saudoso Nelson Xavier, fica devastado com a partida da amada. Emocionado, ele assiste à cena enquanto Jacutinga se afasta, deixando para trás lembranças e saudades.

Ela parecia uma rainha sentada na carroceria do caminhão, com aquela peruca torta… É, e o povo lhe acenava com respeito, apesar de tudo. […] Ela foi parteira que trouxe ao mundo a maioria daquela molecada, inclusive, os quatro filhos de José Inocêncio. Para ser franco, tem gente que até chorou“, lamentou Norberto.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade