DESTAQUE DAS 19H00

Vitinho de Vai na Fé, Luis Lobianco celebra personagem LGBTQIAP+ na novela: “Um cara tão legal”

Ator revelou que recusou papéis que estereotipavam a comunidade

Publicado em 21/03/2023

O ator Luis Lobianco, de 41 anos, celebrou o seu personagem Vitinho, da novela Vai na Fé, e afirmou que esperou por esse papel há bastante tempo. Em entrevista à Quem, o artista conta que chegou a recusar personagens LGBTQIA+ estereotipados, já que esperava por um papel com uma história para contar aos telespectadores.

“Muitas vezes, recusei personagens de homens bis, porque ou eles tinham uma função de reforçar estigmas ou eram caricaturas ou tinham uma função muito banal nas tramas. Demorei para fazer um personagem gay, porque justamente eu estava esperando que fosse um cara tão legal quanto é Vitinho”, disse o artista.

Luis Lobianco também destacou o trabalho da autora Rosane Svartman em dar visibilidade e voz para perfis que antes não ganhavam destaque nas telinhas.

“Personagens LGBTQIAP+ e pessoas pretas foram muitas vezes retratados de uma maneira muito superficial. É de onde vem a coisa caricata, que não aprofunda, não quer percebe que essas pessoas são uma grande parcela da sociedade que se assiste e que tem complexidade. Personagens complexos eram sempre as pessoas padrões, com perfil europeu. Rosane é um novo momento de percepção da sociedade, que é o que eu busco no meu trabalho. Não me interessa de forma alguma contar ou estar em um projeto que reforça estereótipos”, apontou Lobianco.

O ator também falou sobre a importância do personagem Vitinho na novela das 19h00 da TV Globo e destacou a sua mensagem positiva para o público.

“Ele tem a função dramatúrgica de trazer Sol de volta para ela própria, para o mundo das artes. O fato dele ser um homem gay, um homem LGBTQUIAP+, é mais um dado, ele não é só isso. É mais uma camada desse homem, mas também é uma camada muito especial, porque homens gays eram sempre retratados de uma maneira muito caricatural. Eram pessoas frágeis, pessoas que estavam quase que implorando ali uma atenção dos heteronormativos. O interessante da cena do retiro de masculinidade tóxica é que ele não precisa provar nada para ninguém; não precisa da aprovação daqueles caras”, completou Luis Lobianco.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade