Goiabada de marmelo

Versão clássica do Sítio do Picapau Amarelo chega ao Viva em março

Baseado na obra de Monteiro Lobato, seriado tem estreia marcada para o dia 1º

Publicado em 25/02/2021

No sábado (13), o Canal Viva começou a exibir nos intervalos de sua programação uma chamada de uma reprise esperada desde 2010, quando foram iniciadas suas operações: a do seriado infantojuvenil Sítio do Picapau Amarelo, de grande sucesso na TV Globo entre 1977 e 1986.

Baseado na obra do escritor Monteiro Lobato, Sítio do Picapau Amarelo teve direção-geral de Geraldo Casé e foi fruto de um convênio entre a TV Globo, a TV Educativa do Rio de Janeiro (hoje TV Brasil) e o então Ministério da Educação e Cultura. Há tempos o seriado consta entre os campeões de pedidos do público do Viva.

Na propriedade que dá nome ao programa, a simpática Dona Benta (Zilka Salaberry), a cozinheira Tia Nastácia (Jacyra Sampaio) e os netos de Dona Benta, Narizinho (Rosana Garcia) e Pedrinho (Júlio César), junto do sabugo de milho convertido em Visconde de Sabugosa (André Valli) e da boneca de pano Emília (Reny de Oliveira), vivem grandes aventuras.

Seres lendários como bruxas, piratas, sereias, fadas e até figuras mitológicas surgem pelo caminho das duas crianças e seus fiéis escudeiros. Sem falar na temida Cuca (Dorinha Duval) e no arteiro Saci-Pererê (Romeu Evaristo).

Logotipo do seriado infantojuvenil Sítio do Picapau Amarelo em 1978
Logotipo do seriado infantojuvenil Sítio do Picapau Amarelo em 1978 ReproduçãoTV Globo

Na chamada que está no ar, são mostradas imagens com a atriz Reny de Oliveira, que interpretou Emília entre 1978 e 1983. Isso leva a crer que o primeiro ano do seriado, com Dirce Migliaccio vivendo a personagem, eventualmente não seja exibido pelo Viva.

O horário anunciado para exibição é o das 10 da manhã, a partir de 1º de março. Questionamos o canal a respeito de possíveis exibições em horários alternativos. A exemplo do que ocorre hoje com Malhação, primeiro deve haver uma reprise do episódio anterior e na sequência um inédito.

Outro horário alternativo é às 5h15. Aos domingos, das 7h45 às 10h15, uma maratona com os cinco episódios exibidos ao longo da semana. O Viva vai exibir histórias como O Minotauro, Memórias da Emília e Reinações de Narizinho. Além disso, também está prevista a reprise de Cupido Maluco, A Raiz Milagrosa e O Outro Lado da Lua.

Anteriormente, as TVs Tupi, Cultura e Bandeirantes produziram adaptações do Sítio do Picapau Amarelo. A primeira, ainda nos tempos da TV ao vivo, marcou época, com adaptação de Tatiana Belinky e direção de Júlio Gouveia. Lúcia Lambertini era Emília, David José o garoto Pedrinho e Edy Cerri, Narizinho. Na TV Globo, outra versão foi ao ar entre 2001 e 2007.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade