UOL - O melhor conteúdo

Vale a Pena Ver de Novo chega aos 38 anos querendo se livrar da atual atração

Publicado em 07/05/2018

Neste 5 de maio se completaram 38 anos da estreia da sessão Vale a Pena Ver de Novo nas tardes da Rede Globo, consagrada desde 1980 à reapresentação de novelas da emissora e que antes disso, na própria Globo e em outras emissoras, batizou horários alternativos de jornalísticos e programas de humor. Após as comemorações de seus 15 anos na ocasião, quando exibiu de janeiro a abril uma série de reprises de programas de diversos gêneros na linha de shows noturna no Festival 15 Anos, a emissora batizou sua faixa de reprises de novelas – que já existia.

Globo escolhe novela de grande sucesso para o Vale a Pena Ver de Novo; veja qual

Vinheta Vale a Pena Ver de Novo - TV Globo - 1993

A primeira novela exibida sob o título Vale a Pena Ver de Novo pela Globo foi Dona Xepa, escrita por Gilberto Braga a partir do texto teatral de sucesso de Pedro Bloch. Dirigida por Herval Rossano, a história da humilde feirante Xepa (Yara Cortes) em meio aos problemas da vida dos filhos Rosália (Nívea Maria) e Edison (Reynaldo Gonzaga) e o desejo deles de ascender socialmente havia sido cartaz do horário das seis entre maio e outubro de 1977, e retornou pouco depois de ter sido exibido um compacto seu no festival noturno de aniversário.

Vale a Pena Ver de Novo versus Canal Viva: por que não se deve esperar o mesmo das reprises dos dois

https://www.youtube.com/watch?v=a4uKxlCceHc

Desde então, já foram reexibidas mais de 80 novelas e minisséries – sim, por um breve período, em 1991 –, em geral sucessos nas suas apresentações iniciais à noite, embora haja felizes exceções a essa regra. Os títulos em sua maioria foram exibidos da primeira vez nos horários das seis e das sete, uma herança dos tempos da Censura, que barrava reprises de novelas “mais pesadas” à tarde, e a garantia de poucos ou mesmo de nenhum problema de repercussão diante do público vespertino. Água Viva (1980), de Gilberto Braga, foi a primeira a furar esse “bloqueio”, oriunda do horário das oito, com sua reprise em 1984.

Vinheta: Vale a Pena Ver de Novo - Rede Globo (23/03/1984)

Desde 2001, com a volta de A Gata Comeu (1985), que já havia sido reapresentada em 1989 na sessão, o Vale a Pena Ver de Novo passou a recorrer com frequência, diante de ingerências variadas, ao resgate de histórias que já haviam sido revistas. Foi o caso de Mulheres de Areia (1993), A Viagem (1994), O Rei do Gado (1996/97), Anjo Mau (1997/98), O Cravo e a Rosa (2000/01), Chocolate Com Pimenta (2003/04), Da Cor do Pecado (2004) e Senhora do Destino (2004/05). Até agora.

Chamada "A Gata Comeu" - Vale a pena ver de novo 2001 - 1

Sucesso de Gilberto Braga entre outubro de 2003 e junho de 2004, tendo chegado à marca de 221 capítulos, Celebridade está sendo reprisada desde dezembro e não engrenou nos números como a emissora desejava, mantendo os índices da antecessora Senhora do Destino (2004/05), que em sua segunda reprise na sessão teve uma média de 18 pontos de audiência. Mas o embate entre Maria Clara (Malu Mader) e Laura (Cláudia Abreu), apesar de – é sempre bom que se diga – não estar fazendo feio, com médias entre 13 e 14 pontos no péssimo horário do final da tarde, parece ficar aquém do esperado e, por isso, nas últimas semanas a novela tem sido cancelada sempre que a tabela dos jogos da Liga dos Campeões europeia pede, além de ir ao ar impiedosamente editada, com até quatro capítulos originais resumidos em um.

Maria clara dá uma surra em Laura celebridade

Não custa recordar que a própria Celebridade (e algumas de suas antecessoras) chegou a ter capítulos exibidos às 15h, logo após o Vídeo Show, e a atração cancelada foi a Sessão da Tarde no caso da exibição extraordinária de futebol. Isso demonstra certo descaso da emissora com o público da novela, que se perde dela duas vezes por semana há semanas, e não deve também ajudar muito em se tratando de seguimento da narrativa, ainda mais com tantos cortes. Ou seja, apenas prejudica o todo.

Quem matou Lineu? em Celebridade (Vale a Pena Ver de Novo, 2018)

Outras novelas, como Da Cor do Pecado, O Profeta (2006/07) e Cobras & Lagartos (2006), em suas reapresentações promovidas entre 2012 e 2014, também não atingiram índices considerados altos – na época, o Vale a Pena Ver de Novo ia ao ar por volta das 15h –, e o interativo Você Decide caiu a apenas um dígito de índices nas três semanas em que ocupou a sessão em 2001. E nem por isso, no caso das novelas, houve um expediente semelhante ao adotado agora com Celebridade, que tem tido mesmo cenas marcantes e importantes no enredo reduzidas ao mínimo necessário.

Chamada - Da Cor do Pecado - Reprise 2013

No mês passado foi anunciado que em junho Belíssima (2005/06), de Silvio de Abreu, será a sucessora de Celebridade na faixa. Em época de atenções voltadas para a Copa do Mundo de Futebol, na Rússia, tempos de público mais conservador – ou mais transparente em suas hipocrisias – e após uma novela das nove de desempenho abaixo do esperado na reprise, seria ela a melhor opção agora (em que pesem suas muitas qualidades e o grande sucesso da primeira apresentação)?

https://www.youtube.com/watch?v=scqv_rzr5Io

Assuntos relacionados:

Deixe o seu comentário

Em Alta

Carregando...

Erro ao carregar conteúdo.

Publicidade
Não foi possível carregar o anúncio
Sair da versão mobile