SEGUNDA TEMPORADA

JÁ DISPONÍVEL

Publicidade
Não foi possível carregar o anúncio
Publicidade
Não foi possível carregar o anúncio

Uga Uga fez história ao vencer outras duas estreias há 17 anos

Publicado em 08/05/2017
Publicidade

O dia 08 de maio fez história na Televisão, sobretudo na teledramaturgia. Foi exatamente nesta data há 17 anos que estreava uma das novelas com o maior número de exportações para outros países: Uga Uga.

Escrita por Carlos Lombardi, a novela substituiu Vila Madalena e foi responsável por revitalizar o horário das 19 horas que precisava atrair o público jovem. Inspirada em quadrinhos, a trama contava a história de Adriano, um garoto que sobreviveu a um ataque indígena na Amazônia e fora criado por índios com o nome de Tatuapu.

Continua depois da publicidade
Não foi possível carregar o anúncio

Tatuapu (Claudio Heinrich) era na verdade herdeiro de uma famosa fábrica de brinquedos no Rio de Janeiro comandada por seu avô Nikos (Lima Duarte) que morre logo após levá-lo para a cidade grande. O índio loiro passa a ter que driblar diversos inimigos que querem lhe tirar a fortuna, com a ajuda de Baldochi (Humberto Martins), mesmo que seu grande desejo fosse retornar à tribo que o criou na Amazônia.

O protagonista da história só pôde ser visto nos últimos segundos do primeiro capítulo que tratou de contextualizar o enredo, inclusive mostrando as claras referências a contos como Tarzan e Mogli. O capítulo inicial da trama chegou com enorme expectativa da Globo, afinal neste mesmo dia ele concorreria com outras duas estreias em emissoras concorrentes: Marcas da Paixão na Rede Record que tinha a seu favor um elenco de peso como Walmor Chagas, Nathalia Timberg e Irene Ravache e a mexicana A Mentira, no SBT, que tinha a missão de substituir o sucesso O Privilégio de Amar. Nesta época, a emissora de Silvio Santos vivia uma excelente fase com suas novelas mexicanas impulsionadas pela larga popularidade de A Usurpadora, exibida pela primeira vez no ano anterior.

Em 08 de maio de 2000, cada 1 ponto de audiência equivalia a 80 mil domicílios na Grande São Paulo, e Uga Uga fez bonito: Conseguiu média de 43 pontos no Ibope com picos de 47, apenas 1 ponto de média a menos que a novela das 20 horas (Terra Nostra) fez naquele mesmo dia. Já suas concorrentes O Privilégio de Amar (que teve o penúltimo capítulo exibido no mesmo horário de Uga Uga) e Marcas da Paixão fizeram 22 pontos e 9 pontos respectivamente.

Ainda em maio de 2000, Uga Uga recebeu críticas do Ministério da Justiça que julgava que a novela apresentava muitas cenas de violência para o horário das 19 horas, e 2 capítulos inteiros precisaram ser reeditados para exibição.

Entre os países para os quais a novela foi vendida estão Estados Unidos, Venezuela, Equador, Chile, México, Panamá e Portugal, onde a novela foi reexibida em Outubro de 2016.

Quer matar a saudade da trama? Veja abaixo cenas do primeiro capítulo:

Publicidade
Não foi possível carregar o anúncio
Publicidade