Giro Econômico

TV Cultura estreia programa semanal sobre economia

Maria Manso e Ricardo Sennes comandam a nova atração

Publicado em 02/03/2022

TV Cultura estreia na quarta-feira (2) o programa Giro Econômico. Apresentado pela jornalista Maria Manso e com comentários do economista e cientista social Ricardo Sennes, a atração semanal mostrará os muitos lados da economia, fará uma análise completa dos investimentos feitos pelas empresas e governos e discute maneiras do Brasil voltar a crescer. Vai ao ar às quartas-feiras, às 23h.

A atração aponta, de forma didática, o que deu certo e o que deu errado, apresenta bons exemplos na administração pública, explica quais políticas trazem ganho para a sociedade e quando muito investimento se torna benéfico para poucos.

Giro é sobre a economia real. Esmiúça as variações econômicas que encontramos no dia a dia e que estão ligadas a fatores estruturais, às escolhas feitas ao longo da história”, diz Ney Marcondes, diretor do programa.

Nós queremos ajudar as pessoas a entenderem a lógica por trás das decisões de uma política econômica, de que forma as peças se movimentam, quem ganha e quem perde nesse jogo estratégico que, às vezes, lembra uma partida de xadrez. A ideia é que o Ricardo Sennes, nosso comentarista, explique as questões estruturais que nos colocaram onde estamos e quais decisões podem nos tirar da crise”, comenta Maria Manso, apresentadora do Giro Econômico.

Unindo a economia e a ciência social, o novo jornalístico faz uma análise que valoriza o bem-estar da maior parte da população. Vai além dos números, mostra que, na maior parte das vezes, o sucesso ou fracasso econômico é consequência das políticas públicas, dos caminhos escolhidos pelos representantes eleitos pelo voto.

Eu, como tenho DNA de repórter, vou me esforçar para fazer as perguntas que as pessoas, em casa, gostariam de ver respondidas. E também vou aprendendo junto”, enfatiza a apresentadora.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade