Saiba como montar um bom portifólio para seleção de atores

Publicado em 22/11/2015

O ator trabalha com algo que é abstrato, ou seja, a interpretação e assim não há uma fórmula para a profissão, mas existem caminhos importantes para conseguir boas oportunidades. Um bom material de trabalho de um ator é extremamente importante para conseguir participar de testes, conseguir trabalhos e futuramente ser reconhecido.

Saiba o que é o material de um ator:

O vídeo-book, é um vídeo com uma cena curta, de no máximo 5 minutos de duração, na cena o ator faz um pequeno monológo sempre olhando para um ponto fixo ao lado da câmera e nunca diretamente para câmera. O ator tem que escolher o melhor texto, pois é através do vídeo-book que as oportunidades podem surgir. Um ator que tem o domínio para cenas cômicas deve fazer o vídeo-book com esse tipo de cena, já um ator que tem domínio ou se sai melhor em cenas dramáticas deve gravar o vídeo-book em uma cena dramática. Os primeiros segundos do vídeo-book devem ser interessantes, pois os produtores de elenco que assitem, recebem muitos e têm que assistir vários, se os primeiros segundos não for interessante, eles acabam parando de ver e passa para o próximo, assim o ator acaba sendo elimindo em um processo de seleção.

Um ator deve ter excelentes fotos profissionais, pois as fotos que vendem o ator. As fotos devem ser de boa qualidade que ressaltam as princiapais qualidades do ator. Devem sempre ser tiradas em um fundo branco, com pouca maquiagem tanto para os homens quanto para as mulheres e com roupas pouco chamativas, sem desenhos, logomarcas e estampas, pois o que deve chamar atenção é o ator e não a roupa nem o cenário.

Nunca usar photoshop, pois o contratante quer ver o ator do jeito que ele é. Se o contratante contrata um ator apenas pelas fotos, e as fotos têm excesso de photoshop  acaba se decepcionando.

O currículo do ator também é importante, é um currículo tradicional porém deve ser colocado apenas tudo o que for relacionado com a profissão de ator. Como os cursos e trabalhos  na área.

Com um material de qualidade e boa interpretação  o ator estará pronto para o mercado de trabalho.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade