Mudanças

Ricardo Waddington deixa a TV Globo e é substituído no comando dos Estúdios Globo

Amauri Soares vai assumir a função na platinada

Publicado em 14/03/2023

Responsável pelo setor de Entretenimento da Globo, que agora se chama Estúdios Globo, desde dezembro de 2020, Ricardo Waddington está de saída da emissora. O profissional, que dirigiu várias produções da platinada, no momento coordenava novelas, séries e outros formatos da emissora e do Globoplay.

Além de diretor da TV Globo, Amauri Soares vai assumir também a função que era de Ricardo. A empresa disponibilizou um comunicado escrito por Paulo Marinho, diretor-presidente da Globo, sobre o assunto. Amauri e Ricardo vão dividir a função até junho, quando a transição será completada.

Abaixo a íntegra do comunicado interno divulgado por Paulo Marinho:

Olá, time Globo,

Assumi a liderança da empresa no começo do ano passado com a segurança de ter ao meu lado um grupo de diretores talentosos, criativos e competentes. Um time forte que tinha pela frente a tarefa de levar adiante a transformação da Globo já formada por todas as nossas plataformas e negócios integrados. No momento em que o Ricardo Waddington me procurou para falar dos seus planos de encerrar seu bonito ciclo na Globo quando completasse 40 anos de empresa, o que acontece este ano, não tive dúvidas de que encontraria, neste grupo, o seu sucessor.

À frente dos Estúdios está um profissional com o currículo de sucessos de Ricardo Waddington e, no comando da TV Globo, outro com a vasta experiência de Amauri Soares, dois grandes executivos da televisão brasileira. Um privilégio para qualquer empresa de comunicação. Assim, foi natural escolher Amauri para se unir à competente equipe montada por Ricardo e avançar em nosso permanente projeto de modernizar e reforçar os Estúdios Globo como o maior centro de criação e produção audiovisual do Brasil – e um dos maiores do mundo. Um grande cliente e parceiro dos Estúdios Globo, Amauri Soares terá muito a contribuir na valorização da nossa produção de entretenimento para todas as plataformas da Globo.

Ricardo gosta de lembrar que chegou aqui garoto. Com 22 anos, assinou seu primeiro contrato com a Globo. De lá até aqui foram 40 anos de uma jornada contada por grandes e importantes histórias em novelas, séries e programas de variedades que marcaram não só a sua trajetória, mas a da Globo e de todos os brasileiros. Quatro por Quatro, História de Amor, Por Amor, Laços de Família, Mulheres Apaixonadas, Cabocla, A Favorita, Cordel Encantado e Avenida Brasil são só algumas das novelas que ele dirigiu. Além de séries e minisséries como Presença de Anita, Mad Maria, A Cura e Por Toda a Minha Vida, obra com várias indicações ao Emmy, Ricardo também se dedicou a outros gêneros. Entre os programas de Variedades, esteve à frente de Amor e Sexo, Domingão do Faustão e Altas Horas, entre outros.

Ricardo foi assistente de direção, diretor de programa, diretor de núcleo, diretor de gênero, diretor da produtora e, desde 2020, é diretor dos Estúdios Globo. Neste papel, combinou sua visão artística com as necessidades do negócio para que os Estúdios dessem uma contribuição fundamental à nossa jornada de transformação. Demonstrando também grande capacidade de gestão, levou a produtora a buscar excelência e atualizou os processos de criação e produção dos nossos conteúdos, resultando na versão mais moderna e eficiente que conhecemos hoje dos Estúdios Globo. As marcas que Ricardo deixa nesta empresa são para sempre.

Já Amauri Soares conta com carinho que, quando entrou no Jornalismo da Globo em 1987, a emissora exibia a novela ‘O Outro’, dirigida por Ricardo. Em 15 anos de atuação no Jornalismo, Amauri foi chefe de redação do Fantástico, editor-executivo do Jornal da Globo, editor-chefe do Jornal Nacional, diretor de Jornalismo em São Paulo e diretor-executivo da Central Globo de Jornalismo. Durante seis anos, foi diretor executivo da Globo Internacional em Nova York. De volta ao Brasil, criou e liderou a diretoria de Eventos da Globo e, na sequência, foi diretor de Programação por sete anos. Com a integração das empresas, assumiu a direção do Canal TV Globo, comandando também a rede formada por nossas regionais e afiliadas em todo o país. Irá agora acumular essa missão com a de líder dos Estúdios Globo, colocando seu profundo conhecimento do público brasileiro e vasta experiência no audiovisual a serviço de todas as plataformas e canais da Globo.

Durante os próximos meses de transição, Ricardo e Amauri vão trabalhar juntos. A partir de junho, Amauri assumirá a liderança dos Estúdios Globo e tanto os Estúdios como a TV Globo continuarão operando como unidades independentes dentro da estrutura da empresa.

Em meu nome e da minha família, agradeço aos dois pela dedicação e pela parceria, essenciais para os próximos passos dessa empresa que estamos transformando juntos, todos os dias.

Paulo Marinho

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade