Para maratonar

Relembre a história e os personagens de Brega & Chique, que chega ao Globoplay

Comédia das 19h foi exibida em 1987 e traz Glória Menezes e Marília Pêra à frente do elenco

Publicado em 26/10/2020

Nesta segunda-feira (26), o Globoplay prossegue com o projeto de resgate de novelas clássicas com a inserção no catálogo de Brega & Chique, novela de Cassiano Gabus Mendes com direção-geral de Jorge Fernando. Exibida originalmente em 1987, a produção foi cartaz da faixa das 19h.

Entre os integrantes do elenco, Glória Menezes, Marília Pêra, Raul Cortez, Jorge Dória, Marco Nanini, Marcos Paulo, Patrícia Pillar, Tato Gabus Mendes, Cristina Mullins, Célia Biar, Nívea Maria, Hélio Souto, Neuza Amaral, Percy Aires, Cássia Kiss, Jayme Periard e Bárbara Fazio, entre outros.

Intérprete do advogado Montenegro, muito tímido e apaixonado por Rafaela (Marília Pêra), o ator Marco Nanini relembra o trabalho na novela: Brega & Chique foi um trabalho marcante na minha carreira. O elenco era muito bom, eu tinha muita vontade de trabalhar com o autor, o Cassiano, um mestre da telenovela e do humor.”

“A direção era do Jorge Fernando, uma pessoa adorável, talentosa, pra cima, que prezava pelo bem-estar de toda equipe. E eu ainda contracenava com a Marília Pêra. Éramos muito amigos e nos divertíamos muito fazendo essa novela. Conviver e contracenar com esse elenco maravilhoso foi um excelente exercício de interpretação”, lembra Marco Nanini. 

A novela conta a história de duas mulheres que se tornam amigas, sem saber que o mesmo homem era marido das duas. A esposa oficial do rico empresário Herbert Alvaray (Jorge Dória) é a fútil Rafaela Alvaray (Marília Pêra), mãe de Ana Cláudia (Patrícia Pillar), Teddy (Tarcísio Filho) e Tamyris (Cristina Mullins). Rafaela é filha de Francine (Célia Biar).

A segunda família de Herbert é formada por Rosemere Fátima de Moraes (Glória Menezes) e Márcia Maria (Fabiane Mendonça), filha do casal. Mas nessa família, todos o conhecem como Mário Francis.

Simples e batalhadora, Rosemere mora em um bairro da periferia de São Paulo, a Vila Custódio, e mantém a casa e a família com dificuldades. Vânia (Paula Lavigne) e Amaury (Cacá Barrete) são seus dois filhos mais velhos, que Mário ajuda a educar. Há ainda o velho Lourival (Fábio Sabag), pai de Rosemere.

Para escapar da falência, logo nos primeiros capítulos Herbert simula a própria morte e foge do Brasil, abandonando sua família legítima à própria sorte. Preocupado com Rosemere, ele deixa uma boa quantia em dinheiro para que ela e a filha possam se sustentar. O amigo Montenegro é a única pessoa que sabe dos planos do empresário.

“Eu apostei num personagem que tivesse, por temperamento, a discrição. Quieto e sempre gentil com os outros. E deu muito certo. O humor também foi um fator importante nessa novela, conquistou os telespectadores. Foi um trabalho abençoado, que todos adoraram fazer. Foi uma novela muito marcante para todos”, lembra Nanini.

Endividada, Rafaela se vê obrigada a se mudar com a família para um bairro mais simples e acaba indo morar na mesma Vila Custódio onde Rosemere vive com os filhos. Sem saber que tinham o mesmo marido, as duas se conhecem e ficam amigas. Além disso, Vânia e Teddy se envolvem.

Enquanto Rosemere se esforça para adquirir novos hábitos de mulher rica, Rafaela se vê obrigada a trabalhar, vendendo marmitas que faz com a ajuda de Francine, para se manter. Passado algum tempo, Herbert faz uma plástica e retorna ao país bem diferente e com nova identidade.

Com o novo nome de Cláudio Serra (Raul Cortez), ele se reaproxima das duas esposas, sem que elas desconfiem. Ao longo da história, Zilda (Nívea Maria), melhor amiga de Rafaela, é descoberta como uma terceira mulher na vida de Herbert. Rafaela, Rosemere e Zilda eram, respectivamente, “Alfa 1”, “Alfa 2” e “Alfa 3”. Os códigos eram sabidos por Montenegro.

A nova vida de rica e o amor do marceneiro

Com o milhaão de dólares que herda de Mário, Rosemere acaba deixando a Vila Custódio e indo morar com a família num bairro de classe alta. Embora ela faça de tudo para se comportar como uma mulher de sociedade, especialmente Lourival não se habitua à nova vida e visita frequentemente os amigos do bairro pobre, com quem se sente bem.

No mesmo bairro pobre estão os interesses românticos de seus filhos: Teddy, por quem Vânia se apaixona, e Rosinha (Suzy Camacho), que atrai tanto Amaury quanto ao próprio Teddy. Os dois rapazes sofrem bastante com a rejeição de Rosinha, que só deseja arrumar um noivo rico e os descarta por sua falta de posses, a certa altura.

Apaixonado por Rosemere, o marceneiro Baltazar (Dennis Carvalho) mora na Vila Custódio com o sobrinho Bruno (Cássio Gabus Mendes), que criou como se seu filho fosse. O rapaz, que tem alguns problemas de linguagem, é apaixonado por Vânia, mas acaba despertando a atenção de Mercedes (Patrícia Travassos), contratada para dar-lhe aulas de Português.

A secretária e seus romances

Mulher independente, Silvana (Cássia Kiss) vive sozinha, após deixar a casa dos pais, Lucy (Neuza Amaral) e Justino (Percy Aires). Como ela é solteira, Justino não gosta que ela viva só e sempre sugere que ela volte para casa, onde ficou apenas Luís Paulo, o irmão mais velho.

Silvana causa indiretamente o abandono de Ana Cláudia no altar no começo da história, já que seu namorado João Antônio (Jayme Periard) é o noivo da filha de Herbert e Rafaela e não comparece ao casamento. Depois, ela se envolve com Maurício (Tato Gabus Mendes), marido de Thamyres (Cristina Mullins), a outra filha do empresário e da marmiteira.

Depois de ser infeliz com Maurício, que termina voltando para Thamyres, Silvana acaba por se acertar com João Antônio. Não sem antes sofrer o assédio constante de Cláudio, em cujo escritório em sociedade com Montenegro ela vai trabalhar como secretária executiva.

Através dos personagens Justino e Lucy, Cassiano Gabus Mendes abordou temas como o alcoolismo e a vida marital acomodada, com a mulher afogando em um gole ou outro a infelicidade de mais de 30 anos de trabalhos domésticos, com pouco ou nenhum reconhecimento da parte do marido.

O bar que reúne os moradores da Vila Custódio

Bianca (Bárbara Fazio) e seu irmão mais novo Pedro (Paulo César Grande) assumem no começo da novela a administração de um estabelecimento comercial que os personagens frequentam. De bar no início, o local passa a ter também gêneros alimentícios como legumes e verduras.

Pedro se interessa por Thamyres, mas acaba mesmo se envolvendo com Zilda, para desagrado de Bianca. Esta, por sua vez, cai de amores pelo solteirão Amadeu (Hélio Souto), também apaixonado por Rosemere. É no bar dos dois irmãos que Amadeu, Baltazar, Justino e Lourival costumam se reunir.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade