ENTREVISTA

Raquel de Mulheres Apaixonadas, Helena Ranaldi relembra o impacto das cenas de violência da novela: “Fui para delegacia da mulher”

Atriz chegou a frequentar delegacias para ouvir os relatos de mulheres agredidas

Publicado em 18/08/2023

A atriz Helena Ranaldi, de 57 anos, que interpreta o papel de Raquel na novela Mulheres Apaixonadas (2003), relembrou a surra que a sua personagem levou de Marcos (Dan Stulbach) na história, por ele achar que a mulher o destratou de seus amigos durante uma festa. Em entrevista ao gshow, a artista falou sobre os desafios de gravar a cena na época e relatou que chegou a frequentar a delegacia da mulher para ouvir relatos reais de mulheres que passavam pelos mais variados tipos de violência.

“O tema é muito forte, muito sério, e que, infelizmente, retrata a vida de tantas mulheres que vivem essa questão da violência”, disse a atriz.

Helena Ranaldi também afirmou ter ficado impactada ao visitar a delegacia da mulher para poder mergulhar na atmosfera da violência de Raquel na trama de Manoel Carlos. “Fui para a delegacia da mulher e lá existia uma espécie de sessão de terapia em grupo, na qual as mulheres que sofriam violência doméstica falavam sobre o que estava acontecendo. Eu participei de uma dessas reuniões e fiquei impactada”, contou ela.

Por fim, a artista lamentou todo o tipo de violência contra a mulher e destacou que todos os relatos tinham o mesmo modus operandi da vítima não conseguir sair do relacionamento abusivo com o seu agressor.

“Todas as histórias eram muito parecidas. A violência vinha de homens que não eram só violentos, eram também, em alguns momentos, amorosos, carinhosos, e que prometiam que não iriam repetir aquele comportamento, mas ele voltava a acontecer. Era uma relação viciada na qual a mulher se sentia vítima, não só como a pessoa agredida, mas vítima daquela relação da qual ela não conseguia sair. Isso sem falar na dificuldade de denunciar os seus agressores”, completou Helena Ranaldi.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade