Luto

Raimundo Varela, criador do Balanço Geral e apresentador da Record TV, morre aos 75 anos

O comunicador estava internado desde o fim de agosto

Publicado em 07/09/2023

Na manhã desta quinta-feira (7), Raimundo Varela, apresentador da Record TV Itapoan, na Bahia, responsável pela criação do Balanço Geral, faleceu aos 75 anos. O comunicador enfrentava problemas de saúde desde o começo da pandemia do covid e estava internado desde o final de agosto numa clínica de Salvador (BA).

Raimundo Varela Freire Júnior nasceu durante uma enchente, no dia 30 de novembro de 1947, em uma casa simples em Itabuna, no sul da Bahia. Ainda criança, mudou-se com os pais e os irmãos para Periperi, bairro no subúrbio ferroviário de Salvador. Filho de professores, sempre valorizou a educação.

Varela foi vendedor ambulante, serviu o Exército, trabalhou como taxista e até como jogador de futebol pelo Esporte Clube Ypiranga, time do coração, e da Associação Esportiva Leôncio, onde foi campeão em 1966. Formado em administração de empresas também ajudou a construir uma fábrica de cimento.

A carreira na televisão começou na TV Itapoan na década de 70, graças ao amigo famoso, o cantor Raul Seixas. Varela foi convidado a ser jurado no Big Ben, programa comandado por Waldir Serrão. O sucesso foi imediato e logo passou a ser comentarista esportivo no Papo de Bola. Polêmico, batia de frente com os dirigentes de vários clubes. Essa coragem levou o apresentador a ganhar o primeiro programa ao lado de Fernando José, o Telesporte. 

Com o bom desempenho no esportivo, conquistou o comando do jornalístico: O Povo na TV. Nesse novo desafio, ele conquistou ainda mais espaço e respeito, então surgiu a ideia, em 1980, de lançar um dos programas de maior audiência do país: o Balanço Geral.

As fortes batidas na mesa e os comentários viraram marcas do apresentador que conquistou admiração dos telespectadores, artistas e autoridades. A atração ganhou inclusive versão na Rádio Sociedade da Bahia. Raimundo Varela tornou-se uma marca forte e referência com o Balanço Geral, sinônimo de respeito e credibilidade.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade