UOL - O melhor conteúdo
Será que ela vai?

Possível ida de Regina Duarte para Secretaria da Cultura divide opiniões dentro da Globo

Convite feito pelo Governo para atriz divide funcionários

Publicado em 21/01/2020

A possível ida da atriz Regina Duarte para a Secretaria da Cultura do Governo Jair Bolsonaro é o assunto do momento dentro da Globo. Os debates se ela deveria aceitar ou não o convite se estendem, e tem que ache até boa a ideia de uma atriz veterana e que entende os anseios da classe artística virar o principal nome político da área no Governo. Mas as ressalvas são as maiores possíveis de um outro lado.

Segundo apurou a reportagem do Observatório da TV, atores e produtores que são a favor de Regina Duarte defendem sua ia dizendo que ela é “um menor dos males”. Mesmo em um Governo questionado pela classe, Regina poderia fazer algo e propor um diálogo entre a classe artística e o Presidente, que é massivamente rejeitado por essa área.

Isso poderia trazer e recuperar conquistas dos artistas, que foram retirados nos últimos meses, argumentam estes defensores. Também existe a fala de que Regina Duarte lutou pela regulamentação da profissão de ator nos anos 1970 e pela liberdade de expressão em dramaturgia no teatro e na TV, e que ela não iria contra seus colegas.

Alguns membros da classe artística, inclusive, já saíram em sua defesa. Foram os casos da produtora Paula Lavigne e do ator Ney Latorraca, que citaram justamente estes pontos positivos para se referirem a Regina. Ambas as defesas foram feitas publicamente, em entrevistas e em redes sociais.

Quem é contra Regina Duarte dentro da Globo fala em “alienação”

No entanto, quem crítica diz que Regina Duarte não participou de movimentos a favor da classe artística nos últimos 20 anos e que Regina virou uma pessoa politicamente “alienada”, vivendo em seu mundo. Também citam seu temperamento difícil durante gravações e que ela não poderia ter paciência para dialogar com quem é contra o Governo de Jair Bolsonaro.

Regina Duarte não é a pessoa mais querida dentro da Globo, e seu currículo recente mostra isto. Ela não faz novelas desde que participou brevemente de Tempo de Amar, produzida entre 2017 e 2018 para o horário das 18h. Ela também criticou em entrevistas que não vinha sendo chamada para trabalhar em tramas recentemente.

Seu contrato com a Globo é de longo prazo e ela é uma das únicas atrizes a ter tal honraria ultimamente, assim como atores do quilate de Glória Pires e Tony Ramos. Isso se deve ao seu histórico e importância na emissora, onde está desde 1969. Procurada para falar sobre o futuro de Regina Duarte, a Globo já deixou claro: se aceitar ir para o Governo, Regina terá seu vínculo com a emissora suspenso.

“A atriz Regina Duarte tem contrato vigente com a Globo e sabe que, se optar por assumir cargo público, deve pedir a suspensão de seu vínculo com a emissora, como impõe a nossa política interna, que é de conhecimento de todos os colaboradores”, afirmou a emissora carioca no comunicado, que foi lido no Jornal Nacional desta segunda-feira (20).

Assuntos relacionados:

Deixe o seu comentário

Em Alta

Carregando...

Erro ao carregar conteúdo.

Publicidade
Não foi possível carregar o anúncio
Sair da versão mobile