É HOJE!

No The Noite, Jackson Antunes relembra perrengue durante as gravações de Renascer: “Trabalhava em outro emprego para pagar o hotel”

Convidado do programa desta terça-feira (28) relembrou grandes personagens que já interpretou durante a carreira

Publicado em 28/11/2023

Nesta terça-feira (28), O The Noite recebe Jackson Antunes, um dos grandes atores do Brasil. Crescido no sertão, na cidade de Janaúba, em Minas Gerais, o ator ficou conhecido em todo o país ao interpretar Damião na novela Renascer, novela exibida pela TV Globo em 1993. Durante o bate-papo, o artista relembrou que teve que custear sua hospedagem durante as gravações da obra de Benedito Ruy Barbosa e celebrou o seu novo papel no remake escrito por Bruno Luperi.

“Tem uma história muito bonita por trás disso. Sou do norte de Minas Gerais, depois do Vale do Jequitinhonha. O Luiz Fernando Carvalho estava com o Walter Avancini lá no sertão para fazer o Grande Sertão Veredas e eu estava no salão paroquial fazendo os poemas do seu Patativa do Assaré, que é um poeta cearense maravilhoso. Vi aquele caboclo de quase 2 metros assistindo e em cidade pequena você sabe quem vem de fora. No final do espetáculo, ele indagou sobre o poeta e eu miografei as poesias. 28 anos depois, ele lembrou de mim, me localizou através do satélite de Minas Gerais e me chamou para fazer o Damião”, relembrou o ator.

O início, porém, não foi fácil. No programa, ele conta que, apesar do sucesso do personagem, precisou seguir trabalhando como pintor-letrista para custear a hospedagem durante as gravações da trama já que, naquela época, eram os atores que pagavam os custos.

“Naquele tempo a Globo não dava lugar para você ficar e nem hotel. Sou pintor-letrista. Continuei exercendo meu trabalho em Belo Horizonte, Damião já era um sucesso absurdo. Como era ator, fiz uma barba postiça e continuava pintando minha plaquinha para não me reconhecerem. Voltava de fim de semana para trabalhar e ganhar o dinheiro para pagar o hotel”, recorda.

A situação só mudou após intervenção de outros atores da novela. “Aconteceu uma coisa linda. Houve uma movimentação muito amorosa por parte do seu (Antônio) Fagundes, Roberto Bonfim, meu amigo Marquinhos (Palmeira). Eles se reuniram e foram pedir o meu primeiro aumento, quando souberam que eu estava voltando para pintar placa. Recebi e fui morar em um hotel no Leblon. Foi um ato de solidariedade dos meus colegas que hoje viraram meus irmãos e amigos”.

Jackson Antunes estará na nova versão de Renascer, próxima novela das 21h da TV Globo. Dessa vez, ele viverá o personagem Deocleciano.

“Agora irei ser o amigo do Damião, que o Roberto Bonfim fez, o Deocleciano. É o braço direito do José Inocêncio, que o Marcos Palmeira vai fazer. Somos os únicos dois personagens que estaremos no remake”, entregou ele.

Ao longo da carreira, Jackson também ficou conhecido por outros personagens, principalmente vilões, como foi o caso de Léo, em A Favorita (2008). Na época, inclusive, chegou a ser agredido na rua por conta do papel.

Tenho duas tromboses, uma na perna… Aquele personagem cometia os dois piores tipos de violência que o ser humano pode cometer: doméstica e agressão. Certo dia, eu e o meu filho fomos em uma banca na Barra (no Rio de Janeiro) e tinha um senhor falando mal da emissora. Quando ele me viu, ficou mais exaustado e disse: ‘Olha aí o exemplo que está dando, mostrar esses bêbados na televisão’. Eu falei: ‘Deve ser o Faustão fazendo uma brincadeira’ e comecei a rir. Ele me deu um empurrão tão grande que eu caí e bati com a perna no meio fio. Na hora senti a pancada, aquilo continuou doendo. Quando cheguei em casa, fui tirar a calça e ela não saia, estava inchado. Corri para o hospital e era uma trombose. Me disseram que tinha que ficar com a perna para cima porque poderia sair uma embolia e morrer”, afirmou Jackson Antunes.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade