UOL - O melhor conteúdo

Hoje é dia de rock, bebê! Relembre personagens roqueiros da ficção

Publicado em 13/07/2017

Nesta quinta-feira, 13 de julho, é comemorado o Dia Mundial do Rock, que curiosamente é celebrado apenas no Brasil. Nos anos 90, duas emissoras de rádio paulistanas destinadas a tocar este gênero musical passaram a comemorar a data em sua programação, e após algum tempo, emissoras de todo o país passaram a mencionar o dia do Rock.

O motivo deste dia em específico tem explicação: Em 13 de Julho de 1985 aconteceu o Live Aid, festival que reuniu diversas bandas na Inglaterra e Estados Unidos, em prol da luta contra a fome na Etiópia, onde Phil Collins declarou que gostaria que aquele fosse considerado Dia Mundial do Rock. Na teledramaturgia temos diversos personagens que se consideram verdadeiros roqueiros, relembre:

Leia também: Reprise de Sai de Baixo “salva” as tardes de sábado da TV aberta

Vladimir Brichta
Vladimir Brichta (Divulgação/TV Globo)

Gui Santiago

Protagonista da novela Rock Story, Gui Santiago (Vladimir Brichta) era um roqueiro que fez enorme sucesso nos anos 90, e viu sua popularidade e fama irem embora. Alcoólatra (característica amenizada devido ao horário de exibição da trama), ele se envolveu numa grande confusão com o cantor sertanejo Leo Régis (Rafael Vitti), a quem acusava de ter roubado a autoria de uma canção. Querido por quase todos os personagens da trama, o protagonista imperfeito construído pelo ator caiu nas graças do público.

Marjorie Estiano como Natasha em Malhação (Divulgação/ TV Globo)
Marjorie Estiano como Natasha em Malhação (Divulgação/ TV Globo)

Natasha

Na Malhação 2004, Marjorie Estiano deu vida à Natasha, vocalista e baixista da Vagabanda, grupo musical fictício. Roqueira de atitude e aparência, a moça ganhou o título de principal vilã da temporada ao tentar separar o casal Gustavo (Guilherme Berenguer) e Letícia (Juliana Didone). Naquele ano, o serviço de atendimento ao telespectador da Globo registrou um enorme número de pedidos sobre a cor de cabelo usado pela personagem.

José Mayer como Augusto César em A Favorita Divulgação/ TV Globo
José Mayer como Augusto César em A Favorita Divulgação/ TV Globo

Augusto César

Na novela A Favorita, Augusto César (José Mayer) era um popular roqueiro, que abandonou sua carreira de sucesso na música para se tornar eremita. Hippie, ele transformou-se em ufólogo por acreditar que sua esposa desaparecida havia sido abduzida por extraterrestres. Morava num lugar completamente afastado da civilização, e não suportava ouvir barulhos de carros.

Letícia Spiller
Letícia Spiller (Divulgação/TV Globo)

Lenita

Lenita (Letícia Spiller) era a roqueira, motociclista e dona do bar e estúdio de tatuagem Rota 94 na novela Sol Nascente. Tatuada, a beldade soltou a voz na trama ao interpretar clássicos do rock nacional.

Cesar Cardadeiro (Divulgação)
Cesar Cardadeiro (Divulgação)

Max

Na série Aline, exibida pela Rede Globo entre 2009 e 2011, Max (César Cardadeiro) era o roqueiro adolescente apaixonado pela protagonista Aline (Maria Flor). O rapaz era vocalista de uma banda de garagem e fez da moça, que era sua colega de trabalho numa loja de discos, sua musa inspiradora.

Alice Wegmann como Lia em Malhação 2012 Divulgação/ TV Globo)
Alice Wegmann como Lia em Malhação 2012 (Divulgação/ TV Globo)

Lia

Em Malhação 2012, Lia (Alice Wegmann) era uma adolescente que devido à ausência de sua mãe, que a abandonou quando criança, só conseguia se expressar através da música. Roqueira, ela tocava guitarra quando se sentia triste ou incompreendida.

Claudia Ohana como Natasha em Vamp Divulgação/ TV Globo
Claudia Ohana como Natasha em Vamp Divulgação/ TV Globo

Natasha

Roqueira de fama internacional, Natasha (Claudia Ohana) de Vamp, era um mistério no showbiz, afinal a imprensa sequer sabia sua verdadeira origem e nacionalidade. A moça era na verdade uma vampira, que no passado realizou um pacto com Vlad (Ney Latorraca) em troca de sucesso e fama, mas cansada, procurava diversas formas de se libertar deste laço.

Sair da versão mobile