VEM AÍ

HBO anuncia a série A Caixa Preta de Fernando Morais, que retrata os bastidores da vida do escritor brasileiro

Produção irá vasculhar matérias-primas que originaram os principais trabalhos da vida de Fernando Morais e fazer uma retrospectiva da história recente do Brasil

Publicado em 05/12/2023

Nesta terça-feira (05), a HBO anunciou o início das gravações da nova série documental A Caixa Preta de Fernando de Morais, que pretende vasculhar matérias-primas que originaram os principais trabalhos dos mais de 60 anos de carreira do best seller da literatura brasileira. A produção terá quatro episódios de 45 minutos cada.

Em sua carreira, Fernando Morais demonstra um ótimo “faro” para temas e personagens que rendem boas histórias, com dramas e reviravoltas que ajudam a prender o leitor. Entre eles, alguns títulos foram adaptados aos cinemas como Olga (2004), Corações Sujos (2012), Chatô o Rei do Brasil (2015) e Os Últimos Soldados da Guerra Fria e Wasp Network (2020).

Nesta produção, Fernando Morais irá revisitar uma enorme massa de documentos e registros recolhidos durante a sua trajetória profissional. Enquanto o autor destrincha a sua própria obra e sua vida, o público acompanha o dia a dia do escritor e as reminiscências despertadas pelo conteúdo de suas caixas.

A série documental pretende representar um grande complemento aos seus trabalhos, ao mostrar os detalhes das investigações e das apurações, especialmente das centenas de entrevistas, viagens e parcerias, e com a vantagem de gerar reflexões que só a análise em retrospecto traz.

“Eu vejo esse documentário como uma meta-biografia: um dos mais reconhecidos biógrafos do país fala sobre os seus biografados e também sobre a sua própria vida e como esta perpassou os variados acontecimentos e personagens do último século. Como diretor, me vejo como um tradutor audiovisual da autobiografia comentada de um autor cujo texto oscila entre a fluidez jornalística (nos livros) e o relato em primeira pessoa (nas reportagens)”, Paulo Cesar Toledo.

A Caixa Preta de Fernando de Morais é uma coprodução da Warner Bros. Discovery com a Moonshot Pictures. A direção é de Paulo Cesar Toledo, a produção é de Roberto d’Avila e produção executiva de Ana Kormanski e Suraia Lenktaitis. A obra ainda não tem data definida para estreia.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade