Há 34 anos, estreava a primeira versão de Guerra dos Sexos

Publicado em 06/06/2017

No dia 6 de junho de 1983, estreava no horário das 19 horas da Globo a novela Guerra dos Sexos. Assinada por Silvio de Abreu, a obra é um dos grandes clássicos das sete da emissora, uma das tramas que ditaram a comédia da faixa. Com um elenco estelar, encabeçado por Fernanda Montenegro e Paulo Autran, Guerra dos Sexos é considerada uma das mais importantes novelas da história da teledramaturgia brasileira.

Como o próprio nome sugere, Guerra dos Sexos é centrada no velho conflito entre homens e mulheres. A “batalha” tem como base a rivalidade dos primos Charlô (Fernanda Montenegro) e Otávio (Paulo Autran), que são obrigados a dividir uma mansão e os negócios das Lojas Charlô’s, que receberam como herança de um tio. Os dois, que se tratam como “Bimbo” e “Cumbuca”, tiveram um namoro na adolescência, mas já não se suportam mais, e passam o dia em pé de guerra. Em razão de tantas brigas, Charlô e Otávio resolvem fazer uma aposta: Charlô e sua equipe terão cem dias para elevar os lucros das Lojas Charlô’s. Se não conseguirem, ela perde tudo; se conseguir, quem perde é ele.

A partir desta aposta que a “guerra dos sexos” acontece de verdade. Para vencer o desafio de Otávio, Charlô terá ao seu lado o apoio de Roberta Leone (Gloria Menezes), que se torna uma forte mulher de negócios após a morte de seu marido. Ao lado delas, a independente Vânia (Maria Zilda) e a doce Juliana (Maitê Proença). Já Otávio armará poucas e boas para sabotar os planos de Charlô, contando com a ajuda de Felipe (Tarcísio Meira), filho adotivo de Charlô.

Nesta batalha, vale de tudo. Felipe, que tem um caso com Vânia, tenta seduzir Roberta Leone para desestabilizá-la. Roberta chega a balançar, mas seu coração baterá mais forte mesmo por Nando (Mário Gomes), motorista de Otávio. Nando também é disputado por Juliana, que deixa o fotógrafo Fábio (Herson Capri) para viver um romance com o motorista, formando uma intensa “ciranda amorosa”. Enquanto isso, a ambiciosa Carolina (Lucélia Santos) faz de tudo para subir na Charlô’s, inclusive “trair” o time das mulheres ao ter um caso com Felipe.

Guerra dos Sexos chamou a atenção pela comédia rasgada, contada em tom farsesco, com os personagens dialogando diretamente com a câmera. Todos os núcleos eram cômicos, e diversos personagens caíram nas graças da audiência, como o engraçado casal Nieta (Yara Amaral) e Dino (Ary Fontoura), pais de Carolina, ou a figuraça Frô (Cristina Pereira), vendedora da Charlô’s que é um tanto desengonçada, mas com uma autoestima nas alturas. Além disso, foi em Guerra dos Sexos que aconteceu uma das cenas mais lembradas da história da TV: a “guerra” de Charlô e Otávio, na qual os dois despejam uma mesa de café da manhã inteira nas cabeças um do outro. Foi uma ousadia e tanto colocar Fernanda Montenegro e Paulo Autran, dois nomes consagrados do teatro, numa cena nonsense e do mais puro pastelão.

Guerra dos Sexos ganhou uma segunda versão no ano de 2012. Assinado pelo próprio Silvio de Abreu, com a colaboração de Daniel Ortiz, o remake não repetiu o sucesso da história original, amargando baixos índices de audiência. Isso porque a nova versão praticamente repetiu a versão original, com pouquíssimas concessões e adaptações. Assim, a trama, que fazia sentido nos anos 1980, quando a liberação feminina ainda era “novidade”, pareceu datada e antiquada nos anos 2010. Na versão 2012, Irene Ravache e Tony Ramos encarnaram os protagonistas, enquanto Roberta, Felipe, Nando, Juliana, Vânia e Carolina foram vividos por Gloria Pires, Edson Celulari, Reynaldo Gianecchini, Mariana Ximenes, Luana Piovani e Bianca Bin.

Escrita por Sílvio de Abreu, com colaboração de Carlos Lombardi e Daniel Más, Guerra dos Sexos contou com a direção-geral e núcleo de Jorge Fernando e Guel Arraes. Teve 185 capítulos e foi reapresentada no ano de 1989, na faixa Sessão Aventura, que a Globo exibia nos finais de tarde.

Leia também:

Há 17 anos, estreava Laços de Família

Reveja a cena em que Charlô e Otávio “despejam” o café da manhã na cabeça um do outro, a mais famosa cena de Guerra dos Sexos:

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade