Globo renova direitos de transmissão do Carnaval do Rio de Janeiro por mais seis anos

Publicado há um ano
Por Gabriel Vaquer
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

A Globo confirmou em comunicado nesta sexta-feira (27) que renovou os direitos de transmissão do Carnaval do Rio de Janeiro por mais seis anos, a partir de 2020. Os direitos foram fechados com a Liesa (Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro) e valem apenas para o Grupo Especial, que desfilam no domingo e na segunda de Carnaval.

Conforme o Observatório da Televisão adiantou, as negociações já estavam bem encaminhadas desde julho. Chegou-se a ter uma especulação de que a Record TV estava interessada em adquirir os direitos de transmissão, mas a Liesa sempre teve a Globo como alvo, até por hoje ela ser considerada a principal parceira das Escolas de Samba cariocas. A emissora só esperava algumas definições internas para fechar o contrato.

Continua depois da publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

“A parceria das Escolas de Samba do Rio com a Globo tem sido fundamental para manter viva uma das maiores expressões da cultura brasileira”, afirma Jorge Castanheira, presidente da Liesa. “É com este investimento dos direitos de transmissão que as Escolas de Samba começam a estruturar todo o seu desfile”, completa o executivo.

A Globo promete exibir não apenas os desfiles do Grupo Especial. Para o Rio de Janeiro, o emissora também mostra os Desfiles da Série A do Carnaval carioca, uma espécie de divisão de acesso, que é realizada na sexta e no sábado de Carnaval. Para o restante do país, é exibido os desfiles do Grupo Especial de São Paulo.

Globo diz que renovação dos direitos do Carnaval carioca é “compromisso com o público”

Para a Globo, o investimento no Carnaval carioca reforça um compromisso que a emissora tem com o público. “O compromisso da Globo com o Rio de Janeiro e com as manifestações de cultura popular é refletido no esforço da emissora em promover o carnaval”, afirma a emissora no comunicado.

“O investimento da Globo não se encerra na compra dos direitos de transmissão. Meses antes dos desfiles, equipes do jornalismo acompanham a definição dos enredos, a escolha dos sambas e o trabalho nos barracões das escolas em reportagens e séries especiais nos telejornais locais e nacionais. Nos quatro dias de desfile, a Globo monta um estúdio especial na Sapucaí onde recebe convidados e comentaristas, destacando os pontos altos de cada apresentação”, completa a Globo na nota.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio