Reação do SBT

Em horário local, Raul Gil garante enfrentamento com a Record

O veterano tem melhor resultado que o novo Chega Mais na disputa com o Balanço Geral

Publicado em 04/07/2024

A audiência do Raul Gil é uma prova de quanto o veterano ainda tem para contribuir com o SBT, que ainda não colheu bons resultados com a nova programação, apesar do forte investimento na tentativa de trazer o prestígio dos influenciadores da internet para a telinha, o que pode render bens frutos a médio prazo.

O que precisa ser entendido é que televisão é hábito e qualquer mudança tem que ser gradativa, mesclando o clássico com o novo. Com a nova grade, além de perder metade do tempo de tela, Raul Gil foi rebaixado ao horário local de sábado, sendo exibido apenas em São Paulo e cidades que não possuem programação regional nesta faixa horária.

A decepção ficou nítida a ponto do apresentador, que nunca falou em aposentadoria, anunciar que vai pendurar o microfone na concorrência. Isso ocorreu durante uma bela homenagem que recebeu no Domingão do Huck, na Rede Globo, pouco depois da mudança de grade no SBT.

Raul Gil enfrenta Balanço Geral

Por incrível que pareça, Raul Gil deu um tapa com luva de pelica. Mesmo reduzido a poucas emissoras, vem recuperando a audiência do SBT na hora do almoço, quando a emissora costuma perder em São Paulo ao enfrentar um dos campeões da Record, o Balanço Geral com sua turbinada Hora da Venenosa, com Fabíola Reipert.  No sábado passado, Raul garantiu ao SBT, entre 12h e 14h, 2,6 pontos de média na Grande São Paulo diante dos 3,5 do jornalístico apresentado por Reinaldo Gottino.

Trata-se da maior performance da semana da emissora de Sílvio Santos no enfrentamento com o Balanço Geral, já que o Chega Mais, aposta da nova programação, não tem conseguido índices iguais nessa briga entre segunda e sexta-feira. Tanto que, para tentar reverter a discrepância, o SBT vai implantar mudanças estruturais, fazendo com que ganhe perfil hard news no horário do almoço, deixando o formato de revista restrito à parte da manhã.

A vitalidade do Vovô Raul

Raul Gil foi pioneiro no SBT. Com o fim da TV Tupi (1980), Sílvio Santos correu para contratar o apresentador, junto com o casal Ayrton e Lolita Rodrigues e com sua versão paulista do Almoço com as Estrelas. Assim levou a dobradinha para a TVS do Rio de Janeiro e a velha Record, o Sábado Especial.

E o pulo do gato acontece com praticamente nenhum investimento em cenários, marketing ou reposicionamento para o novo horário. Nem mesmo um pacote com chamadas na própria grade do SBT é percebido.

O experiente comunicador deu a volta por cima espanando suas próprias “velhas atrações”, que ganharam nova dinâmica diante de um tempo de tela mais reduzido. Isso reflete a tendência ao dinamismo da TV atual, com a audiência privilegiando atrações mais curtas do que as extensas.

Com essa resposta do programa do Raul, cabe agora ao SBT fazer uma grande homenagem e encontrar um substituto à altura que enfrente a Record, ou dar mais condições ao veterano e convencer o apresentador a adiar sua aposentadoria.