remake

É o mesmo? O que aconteceu com o jequitibá da primeira versão de Renascer, em 1993?

José Inocêncio finca seu facão sob os pés dela

Publicado em 25/01/2024

No primeiro capítulo da novela Renascer, uma das primeiras cenas retrata José Inocêncio, interpretado por Humberto Carrão, deparando-se com um imponente jequitibá na floresta. No entanto, a árvore não é a mesma da versão original, pois a planta morreu há dez anos após uma tempestade.

Fascinado pela beleza da árvore, o protagonista finca seu facão sob os pés dela e dispara: “Enquanto o meu facão estiver encravado aos seus pés, nem eu nem você haveremos de morrer… nem de morte matada… nem de morte morrida!”.

Na versão original da novela, que foi ao ar em 1993, o papel principal foi desempenhado por Leonardo Vieira. E na obra de Benedito Ruy Barbosa, a cena do jequitibá também marcou o início da jornada de José Inocêncio. Há 31 anos, a cena foi gravada na Floresta da Tijuca, no Rio de Janeiro.

No entanto, para o remake, a locação precisou ser alterada. Isso porque a queda da árvore ocorreu há 10 anos devido a uma tempestade. O tronco já estava envelhecido e frágil.

A solução encontrada foi buscar outra árvore imponente, e o novo local escolhido foi o Parque Estadual dos Três Picos, na região serrana do Rio de Janeiro. Foi lá que Humberto Carrão deu vida ao personagem José Inocêncio, recriando a emblemática cena do jequitibá.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade