Governança

Conselho de Administração do Grupo Globo elege seu primeiro membro independente

Rodrigo Xavier é formado em Economia pela UnB e pós-graduado em Economia Internacional no Japão

Publicado em 08/07/2022

Alinhado às melhores práticas corporativas do mercado e como parte da evolução permanente de sua governança, o Grupo Globo anunciou hoje a ampliação do seu Conselho de Administração, com a eleição do economista e empresário Rodrigo Xavier como conselheiro independente.

Com essa nova composição, o Conselho de Administração do Grupo Globo passa a ser formado por oito membros, com João Roberto Marinho na presidência, Roberto Irineu Marinho e José Roberto Marinho como vice-presidentes, e Paulo Marinho, Roberto Marinho Neto, Alberto Pecegueiro, Jorge Nóbrega e Rodrigo Xavier como conselheiros.

Existe ainda a intenção de criar uma segunda posição independente a ser preenchida em breve. Não houve mudanças no controle das empresas, nem na atuação do Conselho, que tem, entre as suas missões, a de direcionar a estratégia dos negócios, zelar pela manutenção dos valores e da Essência Globo e aprovar os planos de negócios com vistas ao futuro, garantindo melhor retorno dos investimentos.

O processo de consolidação da estrutura de governança corporativa do Grupo Globo determinou ainda a criação de novos comitês de assessoramento. João Roberto Marinho continua à frente do Conselho Editorial, responsável por discutir e propor orientação e alinhamento em questões editoriais, e do Comitê Institucional, que tem o papel de acompanhar e propor linhas de atuação para as relações institucionais do grupo.

Jorge Nóbrega responde pelo Comitê de Compliance, Proteção de Dados Pessoais, Auditoria e Riscos e, além desses, o Conselho de Administração do Grupo Globo passa a contar com o Comitê de Pessoas, Cultura & ESG, a cargo de Alberto Pecegueiro, e com o Comitê Digital & Inovação, comandado por Roberto Marinho Neto, em estruturação. Para apoiar toda essa evolução, o Conselho de Administração conta com uma diretoria de Governança, liderada por Manuela Mattos. 

“Nosso modelo de governança está em permanente aprimoramento. A iniciativa de eleger agora um conselheiro independente e de já estar preparando a vinda de um outro, com expertises complementares, faz parte dessa evolução, assim como a criação de novos comitês de assessoramento. Guiado pelos princípios da Essência Globo, que define a visão e os valores do Grupo Globo, o Conselho tem participado ativamente da definição das diretrizes estratégicas das empresas, com foco na transformação digital e na relação direta com o consumidor. Tem acompanhado também os compromissos da Agenda ESG 2030 da Globo, da qual fazem parte políticas de incentivo à diversidade e à inclusão”, destacou João Roberto Marinho, presidente do Grupo Globo e do Conselho de Administração. 

Com três décadas de carreira no mercado financeiro, Rodrigo Xavier é o primeiro conselheiro independente a integrar o Conselho de Administração do Grupo Globo. Rodrigo foi sócio sênior do Banco Pactual, CEO do banco UBS Pactual, sócio fundador da Vinci Partners e CEO e Chairman do Bank of America Merrill Lynch para o Brasil.

Atualmente ele é socio de dois fundos de Venture Capital com foco no Brasil e no Vale do Silício e é também co-Chairman da HPX Corp, primeiro SPAC com foco no Brasil listado na Bolsa de Nova York. Xavier é formado em Economia pela Universidade de Brasília (UnB), pós-graduado em Economia Internacional no Japão (Tohoku e Fukushima Universities) e possui MBA por Thunderbird (Arizona State University).

De 2018 a 2019, Xavier foi fellow do Distinguished Career Institute (DCI) da Universidade de Stanford, onde seus estudos e projetos se concentraram em novas abordagens da política de desenvolvimento pela interação entre inovação, tecnologia e empreendedorismo.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade