Como o León de O Sétimo Guardião, outros animais das novelas

Publicado em 21/11/2018

O Sétimo Guardião é o cartaz do horário das 21h da Rede Globo desde a semana passada. Uma das figuras mais curiosas da novela de Aguinaldo Silva é León, um belo gato preto. Ele perturbou o mocinho Gabriel (Bruno Gagliasso) já em suas primeiras cenas. A ponto de fazê-lo desistir do casamento com Laura (Yanna Lavigne) de uma hora para outra. Na história, o gato pertence a Egídio (Antonio Calloni), pai de Gabriel – embora nenhum dos dois saiba disso. O sumiço de León indica que seu tutor morrerá e, quando voltar, o gato virá acompanhado do novo.

Seja gato, cachorro, vaca e até pata, muitos foram os animais que se tornaram atrações à parte nas novelas. Ademais, o León de O Sétimo Guardião é mais um, de presença bastante marcante no enredo. Hoje vamos relembrar alguns deles aqui no Observatório da Televisão.

Responsável por viver a versão humana do gato León, Eduardo Moscovis vai demorar para aparecer em O Sétimo Guardião

Maradona (Top Model)

Esse era o nome do grande xodó da família Kundera em Top Model (1989/90). Escrita por Walther Negrão e Antonio Calmon, a novela fez grande sucesso às 19h. O cachorro morava na casa de Gaspar (Nuno Leal Maia), surfista quarentão com muitos filhos e ex-mulheres. E não somente Maradona homenageava com seu nome alguém famoso. Os cinco filhos de Gaspar iam na mesma linha: Elvis Presley (Marcelo Faria), Jane Fonda (Carol Machado), Ringo Starr (Henrique Farias), Olivia Newton-John (Gabriela Duarte) e John Lennon (Igor Lage).

Lindinha (O Cravo e a Rosa)

O ingênuo Januário (Taumaturgo Ferreira) era apaixonado por Lindinha (Vanessa Gerbelli) na novela exibida em 2000/01. Walcyr Carrasco e Mário Teixeira fizeram o personagem ter uma porquinha de estimação, que ele carregava debaixo do braço. Com o propósito de homenagear a amada, Januário deu à porquinha o nome dela, ou seja, Lindinha. O patrão de Januário era Petrucchio (Eduardo Moscovis), que agora, a saber, será o gato León na forma humana em O Sétimo Guardião.

Estrela (Chocolate Com Pimenta)

Timóteo (Marcello Novaes) era apaixonado por sua prima Márcia (Drica Moraes) nesta novela de Walcyr Carrasco. Exibida em 2003/04, a história apresentava os dois como primos da “viuvinha” Ana Francisca (Mariana Ximenes). Para desabafar e afogar as mágoas, Timóteo tinha a vaca Estrela. Foi um sucessor direto do Januário de O Cravo e a Rosa. Em contraste com a maioria das novelas da Globo, Chocolate Com Pimenta já teve duas reprises. Seguramente num futuro próximo deve haver uma terceira.

Bandido e Sr. Quartz (América)

Dois animais ficaram na lembrança do público desta novela de Glória Perez exibida em 2005. Um foi o touro Bandido, cuja dominação era o maior objetivo do peão Tião (Murilo Benício). O outro foi o dócil labrador Sr. Quartz, cão-guia do cego Jatobá (Marcos Frota). Só para ilustrar, na vida real o touro Bandido morreu quatro anos depois da novela.

Doralice (Alma Gêmea)

Depois de Januário e Timóteo, em Alma Gêmea foi Mirna (Fernanda Souza) a personagem com um animal de estimação característico. Doralice era a pata para a qual a moça, cujo maior sonho era se casar, contava seus dramas. A própria Doralice chegou a se casar na novela, inclusive. Grande sucesso do horário das 18h, Alma Gêmea foi ao ar em 2005/06. Mais uma novela de Walcyr Carrasco.

Mustafá (Belíssima)

O atual cartaz do Vale a Pena Ver de Novo foi exibido originalmente em 2005/06. Na novela escrita por Silvio de Abreu, o turco Murat (Lima Duarte) morre de amores pelo bichinho de estimação. Era o gato Mustafá, cujo sumiço deixa Murat inconsolável. Enquanto o bichano não reaparece, tem até tiro nos Campos Elíseos, quando o turco ameaça Pascoal (Reynaldo Gianecchini). Ele acredita que o borracheiro, seu vizinho, deu fim ao gato. A exemplo do León de O Sétimo Guardião, Mustafá também é um gato preto.

Xico (Caras & Bocas)

Dênis (Marcos Pasquim) era um pintor sem projeção em Caras & Bocas (2009/10). No entanto, Walcyr Carrasco – sim, outra vez ele – criou um amigo muito especial para o rapaz. Xico, um macaco de circo, é abrigado por Dênis e passa a pintar quadros que todos pensam ser do artista. Aliás, na vida real Xico era Kate, uma macaca.

Titânia (Cama de Gato)

Marcello Novaes voltou a ter um animalzinho como companheiro de cena nesta novela de Duca Rachid e Thelma Guedes. Cama de Gato (2009/10) trouxe o ator como Bené, pobretão que ganha uma polpuda herança e enriquece. Assim sendo, ele enfim conquista a amada Taís (Heloísa Périssé). Com efeito, Novaes também contracena com León em O Sétimo Guardião, embora seu personagem Sampaio não seja tutor do gato.

Órfãos da Terra: Confira o elenco preliminar da próxima novela das seis da Globo

Rabito (Carrossel)

Mário (Gustavo Daneluz) era o dono do dócil e esperto Rabito, um cachorro adorado por todos os amiguinhos do garoto. Eles eram alunos da Professora Helena (Rosanne Mulholland), que se envolvia diretamente com seus problemas. Na versão mexicana exibida por aqui em 1991, Rabito era um pastor alemão.

Policarpo (Eta Mundo Bom!)

O cavalo Policarpo era muito querido pelo ingênuo Candinho (Sérgio Guizé), protagonista da novela de Walcyr Carrasco. Desde a saída do interior até a vida em São Paulo, o rapaz sempre teve a companhia do animal. A saber, nos anos 2010 Eta Mundo Bom! (2016) foi até aqui a novela mais vista do horário das 18h.

Anteriormente, o autor também mostrou personagens com animais em Morde & Assopra (2011), às 19h. A minivaca Coração era o xodó da pequena Tunica (Klara Castanho). A mesma Klara Castanho viveu Paulinha em Amor à Vida (2013/14), e a personagem ganhou um cãozinho da mãe, Paloma (Paola Oliveira). E, se acaso surgirem outros, não nos espantemos. Com toda a certeza, as próximas novelas de Walcyr devem trazer outros tipos apegados a animais, sejam eles quais forem.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade