Com a volta de Prova de Amor, Tiago Santiago tem mais de 80% de aproveitamento na Record TV: “É a minha realização”

Nos últimos 15 anos, o autor só não teve novela reprisada entre 2012 e 2014

Publicado em 5/26/2021
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Sem contrato com a Record TV desde 2010, quando migrou para o SBT, o escritor e autor de novelas Tiago Santiago segue presente na grade da emissora, tanto quanto nos anos em que esteve por lá. Desde então, suas principais obras tornaram-se ‘coringa’ para alavancar a audiência da emissora em momentos oportunos. Nos últimos 15 anos, o renomado profissional ficou fora do ar apenas entre 2012 e 2014, quando nenhuma de suas novelas foi reprisada.

De A Escrava Isaura (2004) a trilogia de Os Mutantes (2008-2009), passando por Bicho do Mato (2006) – como supervisor -, até Prova de Amor, a “nova velha” reprise das tardes. O folhetim clássico que aposta em Lavínia Vlasak e Marcelo Serrado nos papeis centrais, e que tem o “Q” de qualidade Globo, retornou no dia 17 de maio com a missão de elevar os índices de Belaventura, de Gustavo Reiz.

Continua depois da publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

À época de sua exibição original, em 2005, Prova de Amor alcançou uma popularidade nem sempre registrada por uma novela off-Globo. Ao Observatório da TV, Tiago Santiago explicou melhor sobre as comparações do seu folhetim com as da concorrente e sobre o que de fato foi determinante para que ela se tornasse um êxito.

Prova de Amor tinha a cara da Globo, a mesma qualidade, porque foi lá que eu e o diretor Alexandre Avancini aprendemos a fazer novelas. Elenco e equipe eram de excelente qualidade, e isso ajudou muito“, disse ele, que fora da Record TV assinou como titular no SBT as novelas Uma Rosa com Amor (2010) e Amor & Revolução (2011).

Tiago Santiago foi dos principais responsáveis pelo renascimento do setor dramaturgia da Record TV na era pré-bíblicas, em que o canal de Edir Macedo disputava mercado publicitário e audiência minuto a minuto com a TV Globo em âmbito nacional. Ele também conta se existe apego ou amor maior por algum trabalho em específico.

Tenho amor por tudo que escrevi. Cada novela é como um filho, e é impossível dizer qual amo mais. Os Mutantes tem o diferencial que os fãs me cobram a continuação daquele universo, e estou já criando o primeiro volume de A
Saga dos Mutantes – A Volta de Samyrah
“, revelou Santiago sobre a 4ª temporada da história, agora em forma de livro.

Durante bate-papo com a atriz Bianca Rinaldi no final de 2020, o profissional disse que fica impressionado com a revolta dos fãs da novela em relação a morte da personagem Samira, irmã gêmea de Maria. Segundo ele, um dos seus maiores arrependimentos enquanto autor.

Diante dos “ataques” recebidos à época da última reprise de Os Mutantes, ele informou ao público sobre a continuidade da história.

Questionado sobre o que mais lhe deu prazer em escrever Prova de Amor, no ar de segunda a sexta-feira, às 15h15, ele afirma: “A qualidade, excelente em todos os aspectos, gerou sucesso e realização como autor, até os dias de hoje“.

Uma curiosidade nunca antes divulgada, é que Prova de Amor também teve inspiração em A Viagem, o clássico de Ivani Ribeiro, em cartaz no canal Viva. “Para o final da novela, quando Lopo permanece como espírito maligno, desencarnado, foi inspiração em A Viagem, de Ivani Ribeiro.

Tiago Santiago dedica a reprise de Prova de Amor ao filho João Lucas, fruto do seu relacionamento com Lígia Fagundes, “e a todos os fãs das minhas novelas, a quem aproveito para pedir que me sigam no Instagram e comprem meu livro Os Caminhos do Mago, por enquanto em edição digital, mas em breve nas livrarias.”

Mais Informações, curiosidades, sinopse, personagens e o resumo diário e atualizado dos capítulos de Prova de Amor.

Confira o resumo dos capítulos das outras novelas da TV.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio