Substituição de atriz em As Aventuras de Poliana foi uma boa solução

Publicado há 2 anos
Por André Santana
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Desde a semana passada, a tia Luísa de As Aventuras de Poliana, do SBT, trocou de rosto. Vivida inicialmente pela atriz Milena Toscano, a tia amarga da protagonista Poliana (Sophia Valverde) passou a ser interpretada por Thais Melchior. Milena se afastou das gravações da novela em razão de uma gravidez, e a direção do folhetim optou por substituí-la. Uma decisão que, claro, desagradou os fãs. Mas, numa análise fria, a manobra se revelou a melhor solução para o andamento da história.

Afinal, que opções mais a direção de As Aventuras de Poliana tinha? Como a gravidez de Milena Toscano veio quando a atriz já tinha participado de muitas cenas, trocá-la desde o início da história se tornou inviável. Fazer com que a tia Luísa engravidasse também não era uma opção, tendo em vista a trajetória da personagem. Luísa passou muitos anos solitária em razão de uma desilusão amorosa, portanto uma gravidez não faria sentido. Outra alternativa seria retirar Luísa de cena, mas isso prejudicaria o andamento da trama. Trata-se de uma personagem importante na história.

Continua depois da publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Leia também: Com chamada emocionante, SBT se despede de Milena Toscano e dá boas-vindas à Thaís Melchior

Sendo assim, a substituição pareceu a solução mais sensata, no sentido de manter a história nos trilhos e respeitar seu espectador. E vale elogiar o bom timing do SBT no momento da troca de atrizes. Thais Melchior assumiu a tia Luísa num momento de transição da personagem. Após anos vivendo praticamente enclausurada, tia Luísa finalmente decide dar uma nova chance ao amor. Ela cedeu aos encantos de Afonso (Victor Pecoraro) e, com isso, deu um “tapa no visual”. Deste modo, a troca de atrizes representa, também, o despertar de uma nova tia Luísa: sai a Luísa amarga e soturna, entra a Luísa romântica. Com isso, Thais Melchior teve a chance de começar a personagem do zero, tendo em vista esta nova fase.

Assim como em Poliana, novelas mexicanas também trocam atores

Trocar atores no meio de uma novela ou série não é exatamente uma novidade na teledramaturgia brasileira. Uma das mais recentes aconteceu na novela Império, da Globo, quando Drica Moraes precisou se afastar e Marjorie Estiano reassumiu a personagem Cora, que ela havia vivido na primeira fase da trama. Muita gente torceu o nariz para a solução do autor Aguinaldo Silva, já que a personagem “rejuvenesceu” sem maiores explicações.

No entanto, se nas produções brasileiras a troca de atores não é tão comum, o mesmo não acontece nas novelas mexicanas. As produções do México não hesitam quando acontece de um ator precisar se ausentar, ou quando são demitidos por qualquer motivo. Novelas já exibidas no Brasil, como Carrossel, O Diário de Daniela ou Cuidado com o Anjo, entre muitas outras, tiveram personagens que mudaram de rosto no decorrer das obras. O caso mais “clássico” é o da versão mexicana de Cúmplices de um Resgate, na qual Belinda vivia as gêmeas Silvana e Mariana. No decorrer da obra, Belinda foi afastada da produção e substituída por Daniela Luján.

Ou seja, no México este tipo de situação é mais comum. E como o SBT tem muito do DNA da Televisa, o canal acaba seguindo a “hermana”. Isso não é de hoje: Duda Wendling foi substituída por Sophia Valverde na versão nacional de Cúmplices de um Resgate; Claudia Santos foi “trocada” por Vanusa Ferlim como a Gabi na primeira versão de Chiquititas; entre outros exemplos.

Trocas que vêm para o bem

Sendo assim, a troca de atores em produções são um sinal de que a direção da trama considera a história mais importante do que tudo. Assim, quando uma alteração no elenco é preciso ser feita para que a história não perca o rumo, trata-se de um recurso compreensível. Mesmo que o público estranhe, é uma opção melhor do que estragar a trajetória de uma história de sucesso.

Leia também: Na reta final, Segundo Sol perde a chance de “redimir” Luzia

*As informações e opiniões expressas nessa crítica são de total responsabilidade de seu autor e podem ou não refletir a opinião deste veículo.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio