No streaming

Os Ausentes é boa série de investigação sem ajuda da polícia

Seriado do HBO Max se passa em São Paulo e tem dez episódios eletrizantes na primeira temporada

Publicado em 18/09/2021

São Paulo tem sido cenário para grandes produções originais do streaming.

Depois das boas surpresas com Bom Dia Verônica e Sintonia (ambos da Netflix e já com suas segundas temporadas confirmadas) e Manhãs de Setembro (Amazon Prime Video), o HBO Max chegou de cara trazendo o eletrizante seriado local de investigação Os Ausentes.

Mérito da equipe de produção desta série, há locações exóticas até mesmo para quem é da cidade.

O seriado se passa em muitos locais fora dos principais cartões postais, ao lado de paisagens conhecidas, como o centro antigo — endereço da agência secreta Ausentes.

São filmagens no Edifício Copan, nas periferias, na região metropolitana e até numa zona de mata e muita água como a Represa de Guarapiranga.

Com muitas cenas de ação e perseguição, vale destacar a maestria de sua direção geral feminina, cuidadosamente conduzida por Caroline Fioratti.

A série é sobre pessoas desaparecidas, indo na contramão das séries policiais convencionais.

Aliás, Os Ausentes é sobre ação não-policial, já que o personagem central é um ex-agente da polícia civil que se torna detetive particular para solução de casos de desaparecimentos.

Drama real tão presente no Brasil, na série se tornou um grande enredo o fato de que nem sempre as pessoas que têm algum parente ou amigo desaparecido podem imediatamente contar com serviços da polícia.

Acontece que muitas vezes tratam-se de pessoas com algum problema com a justiça, com a polícia ou entre si.

Assim, não podem recorrer às autoridades quando precisam buscar algum ente querido.

É aí que procuram uma investigação particular, quase sempre em caráter de urgência.

Os Ausentes
Cena de Os Ausentes série de investigação produção original do HBO Max no Brasil Foto Divulgação

A escalação do elenco principal foi de muita felicidade. Erom Cordeiro, que não é um galã convencional na TV, vestiu muito bem a roupagem do investigador Raul.

Durão e humano na medida certa, Raul tem um passado trágico, já que vive seu próprio drama pessoal do desaparecimento da filha. O mistério se prolonga ao longo de toda a temporada.

A chegada de Maria Julia (Maria Flor) — ela também com uma missão pessoal — para formar dupla com Raul torna as buscas encomendadas pelos clientes ainda mais frenéticas.

Raul conta ainda com o parceiro vivido pelo excelente ator Augusto Madeira.

Ritmo frenético

Também a série Dom (Amazon Prime Video) contou com consultoria de especialistas da TV americana para acertar o tom no seu roteiro.

Cada um dos episódios de Os Ausentes traz uma história que se resolve no próprio capítulo.

Ao longo dos episódios vários atores convidados aparecem, como Nuno Leal Maia, Negra Li, Flávia Garrafa, só para citar alguns.

A criação da série é de Maria Carmem Barbosa e Thiago Luciano, com roteiros de Thiago Luciano, Renê Belmonte e Bruno Passeri.

A produção é assinada pela Panorâmica Filmes, e a série tem direção de Raoni Rodrigues.

O trailer de Os Ausentes pode ser visto na sequência:

** Informações e opiniões expressas nessa crítica são de total responsabilidade de sua autora e podem ou não refletir a opinião deste veículo.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade