A Favorita é só a primeira: saiba outras novelas antigas que serão disponibilizadas no GloboPlay em breve

Títulos já reprisados no Canal Viva estão entre os que a plataforma deve passar a oferecer ainda este ano

Publicado há 10 dias
Por Fábio Costa
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Enfim o rico acervo da TV Globo no gênero telenovela, falando de 2010 para trás, deve chegar à plataforma de streaming GloboPlay. Essa reivindicação antiga de parte dos assinantes começa a ser atendida neste mês de maio, quando A Favorita passa a estar disponível.

Reportagem de Leonardo Bruno para o jornal O Globo, publicada na edição desta quinta-feira (21), divulgou que a novela de João Emanuel Carneiro originalmente exibida entre junho de 2008 e janeiro de 2009 é apenas a primeira de uma série de títulos previstos para as próximas semanas.

Continua depois da publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Depois que a história de Flora (Patrícia Pillar) e Donatella (Cláudia Raia) entrar no catálogo da plataforma, a cada 15 dias outros títulos antigos devem passar a constar dele também.

Está a prevista a disponibilização de novelas como Vale Tudo (1988), Tieta (1989/90), Explode Coração (1995/96), Laços de Família (2000/01) e Estrela-guia (2001). Se nada mudar, essas devem ser as imediatamente seguintes, mas não necessariamente nessa ordem.

Odete (Beatriz Segall) e Raquel (Regina Duarte) em Vale Tudo (DIvulgação)

Outras novelas da Globo que devem ser oferecidas aos assinantes do GloboPlay nos próximos meses são Dancin’ Days (1978/79), Baila Comigo (1981), Vereda Tropical (1984/85), Bebê a Bordo (1988/89), Vamp (1991/92) e Terra Nostra (1999/2000).

Algumas novelas anteriores a 2010, como Anjo Mau (1997/98), O Cravo e a Rosa (2000/01) e Belíssima (2005/06), foram inseridas entre as opções do GloboPlay.

No entanto, isso se deve ao fato de que foram reprisadas no Vale a Pena Ver de Novo pouco antes da chegada do streaming da Globo, ou já com o serviço em atividade.

Além disso, a partir da próxima segunda-feira (25), todas as novelas já disponíveis no GloboPlay terão o primeiro capítulo aberto para não-assinantes do serviço.

Com efeito, vale lembrar que de todos os 10 títulos dos quais se sabe até aqui, apenas Vereda Tropical e a própria A Favorita (embora esta tenha sido lançada em DVD) não foram ao ar ainda no Canal Viva. Todos os outros foram.

Isso nos leva a supor, à guisa de comprovação, que tanto essas duas novelas podem estar no ar no Viva num futuro próximo quanto que em breve as que o canal tem exibido também devam constar dos títulos do GloboPlay.

Entre outros tantos, é o caso de Pai Herói (1979), Água Viva (1980), Roque Santeiro (1985/86), Selva de Pedra (1986), Rainha da Sucata (1990), Fera Ferida (1993/94) e A Próxima Vítima (1995).

Ana Preta (Glória Menezes) e André (Tony Ramos) em Pai Herói (Divulgação/ TV Globo)

Já passou da hora disso acontecer mesmo. O próprio Viva demorou bastante para se tornar realidade, uma vez que algo nessa linha já era comentado e planejado desde os anos 1990.

As novelas da Globo são um grande patrimônio da cultura brasileira e muito do que de melhor se produz em audiovisual no Brasil. Títulos como os citados acima e tantos outros ajudam a formar a cada dia, a cada capítulo, a identidade nacional.

Nada mais justo e esperado do que a disponibilização de conteúdos assim para o público, ainda que de forma restrita a quem paga por ele, no momento.

*As informações e opiniões expressas nessa crítica são de total responsabilidade de seu autor e podem ou não refletir a opinião deste veículo.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Carregar mais