
O reality culinário é novo, mas o cardápio é o mesmo. Em Cook Island – Ilha do Sabor, as “tortas de climão” serão servidas por Joaquim Lopes e Jéssica Ellen. Os apresentadores também plantarão discórdia na competição, gravada na praia paradisíaca de Subaúma, na Bahia, que estreia nesta quinta-feira (31) no canal pago GNT.
Veja também:
Durante o lançamento do programa à imprensa, do qual a coluna participou, Joaquim Lopes e Jéssica Ellen explicaram que Cook Island vai além das provas gastronômicas. Os 12 cozinheiros terão que enfrentar as dificuldades da convivência diária e convencer os jurados Manuelle Ferraz e Kaywa Hilton, mas somente um sairá do reality com o prêmio máximo de R$ 100 mil.
“O mais interessante do reality, ainda mais quando você acompanha a trajetória inteira e não o programa todo gravado, é conseguir observar a trajetória não só da gastronomia em si, mas também a trajetória pessoal de cada participante, como eles começaram e como terminaram. A gente chorou em praticamente todo episódio”, afirmou Joaquim.
“Uma coisa importante e diferente nesse reality é a parte da convivência. Geralmente, quando a gente assiste a esses programas culinários de competição, a gente os vê na cozinha, alguns depoimentos no estúdio e só. Esse tem uma outra parte, que a gente chama de dinâmica, que é quando rolam as tretas. ‘Ah, você não olhou o fogo’, ‘ah, você deixou cair’. Foi bem maneiro”, comemorou Jéssica.
O parceiro da atriz no comando da atração interveio: “E a gente contribuía para que a treta acontecesse”. Jéssica ironizou a atuação dos dois nas brigas do programa: “Eu não contribuí nada. Estava sendo protocolar, seguindo o roteiro. Quem fez foi o diretor!”.
Estreante como apresentadora, Jéssica compartilha com Joaquim o gosto por reality show, e foi sincera ao revelar que não foi com a cara de alguns competidores.
“Vários ranços! Vários ranços e várias torcidas! Cancelar não, mas ranço, ‘ai, que VTzeiro’ [quem exagera para aparecer na edição], teve isso. Mas, ao mesmo tempo, teve uma coisa que fui percebendo e me emocionou muito durante a trajetória do programa é ver a paixão que eles tinham pela culinária. A paixão que essa galera tem pela culinária é a paixão que tenho pela arte, por me comunicar. Isso foi muito bonito de ver. E o contrário também, personagens que a gente falou: ‘Pô, essa aqui vai botar medo, esquece’, e saíram muito cedo. Algo que a gente só descobriu vivendo mesmo a experiência. Personagens que eram muito interessantes, outros que foram comendo quieto. Tem um aqui que foi tirando geral e chegou à final. A gente não dava nada, de repente foi tirando um monte de gente”, antecipou.

Conheça os 12 competidores de Cook Island – Ilha do Sabor:
Carla Faedo: 38 anos, de Porto Alegre (RS), é nutricionista e cozinheira, com foco no emagrecimento sustentável.
Debora Campos: 47 anos, de São Paulo (SP), trabalha com gastronomia afetiva e comidas sem trigo e sem leite.
Deia Lopes: 35 anos, de Uruçuca (BA), é chef e proprietária de um restaurante de comida baiana em sua cidade natal.
Denise Guerschmann: 42 anos, de São Paulo (SP), é especialista na gastronomia escandinava.
Flavia Soares: 27 anos, de Belém (PA), é consultora gastronômica e trabalha com catering de eventos corporativos.
Julio Rannzani: 23 anos, de Pipa (RN), é consultor e trabalha com gastronomia com propósito.
Lucas Abreu: 26 anos, de Santa Tereza (RJ), é professor de confeitaria e sorveteiro.
Lucius Gaudenzi: 50 anos, de Salvador (BA), comanda duas cozinhas na Bahia.
Paula Russo: 29 anos, de São Paulo (SP), é proprietária e chef de um restaurante fast-food handmade em São Paulo.
Paulo Yoller: 33 anos, de São Paulo (SP), é chef e proprietário de uma hamburgueria em São Paulo e Belo Horizonte.
Stenio Birth: 38 anos, de Campina Grande (PB), é personal chef, consultor gastronômico e influencer.
Tatianna Cirinno: 39 anos, de Londrina (PR), é pesquisadora e especialista em charcutaria.
Siga o colunista no Twitter e no Instagram.