Exclusivo

Dalila de Nóbrega abre casa de cultura em tributo ao bisavô com reencontros e relíquias da Praça

Espaço localizado em São Paulo reverencia Manoel de Nóbrega, Jorge Lafond, Golias e outros ícones do humor

Publicado em 29/03/2023

A Praça É Nossa finalmente tem um lugar fora do SBT para chamar de seu. A atriz Dalila de Nóbrega, neta de Carlos Alberto, inaugurou a Casa de Cultura Manoel de Nóbrega, batizada com uma justa homenagem ao bisavô, criador da primeira Praça (a da Alegria). O espaço, localizado na zona oeste de São Paulo, reúne relíquias do programa, no ar há 36 anos ininterruptos.

A coluna, que antecipou a criação da casa de cultura, participou do lançamento e presenciou reencontros emocionantes, como o de Carlos Alberto e Moacyr Franco, demitido do SBT em 2017. Embora não sejam mais colegas de trabalho, a amizade prevalece entre os dois comediantes. Assim que se viram, trocaram beijos e abraços apertados.

“Você não me falou que ele vinha?”, cobrou Carlos Alberto para a neta, em tom de brincadeira. Como o personagem Mendigo, na Praça da Alegria, Moacyr Franco explodiu com a marchinha “Me Dá um Dinheiro Aí”, sucesso no Carnaval de 1960.

“Independentemente dos programas, o importante foi a acolhida que os Nóbrega me deram. Em questão de mês, fiquei amigo da família. Almoçava toda terça-feira com eles. A primeira vez que viajei de avião foi ao lado desse homem [apontando para a foto de Manoel de Nóbrega]. Quando ele adoeceu, fiquei desesperado”, contou Moacyr à coluna.

A inauguração contou com Marcelo de Nóbrega, pai de Dalila e atual diretor da Praça, além de ex e atuais integrantes do elenco do humorístico, como Oscar Pardini, Viny Vieira, Priscila Menucci, Xanda Dias, Tuca Graça, Bibi Graça, Mhel Marrer e Raphael Carvalho, que também atua na casa de cultura como professor de stand-up comedy e comédia.

Por enquanto, o espaço oferece cursos de teatro, atuação para câmera e comédia para crianças, incluindo atores do especial A Pracinha, exibido em maio de 2022 e dirigido por Dalila. Parte do elenco da versão mirim da Praça participa das atividades da Casa de Cultura Manoel de Nóbrega.

“Depois da Pracinha, mantivemos contato. Fiz um workshop com a Dalila e depois vim para cá. O lugar é aconchegante e de muito aprendizado. Os professores são incríveis!”, elogia Arthur Moreira, intérprete de Joquinha no especial.

A casa ainda funciona como um museu e guarda relíquias da Praça, como fotos raras, roteiros cedidos pelo SBT e figurinos originais de Velha Surda (Roni Rios), Vera Verão (Jorge Lafond) e Zé Bonitinho (Jorge Loredo). Logo na entrada, o público se depara com um mural do artista Rafael Polon com três personagens icônicos do programa: Velha Surda, Vera Verão e Pacífico (Ronald Golias).

À coluna, Dalila de Nóbrega fala sobre os itens expostos na Casa de Cultura Manoel de Nóbrega. Assista abaixo:

Siga o colunista no Twitter e no Instagram.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade