reprise

Onde fica Roseiral de Alma Gêmea? Estufa de Rafael deu trabalho para a Globo

Manutenção das rosas exigiu um esforço extra da equipe

Publicado em 07/06/2024

A novela Alma Gêmea (2005), reprisada nas tardes da Globo, é ambientada na pequena cidade de Roseiral. É nesse cenário que se desenrola a história de amor entre Serena (Priscila Fantin) e Rafael (Eduardo Moscovis), uma paixão capaz de transcender vidas.

Na trama, o local fica no interior de São Paulo e abriga boa parte dos personagens. Contudo, na vida real, a cidade não existe. Trata-se de uma cidade fictícia construída na Central Globo de Produção (Projac) e que foi inspirada em várias localidades.

“Também foram usadas como referências cidades do interior de São Paulo, como Bernardino de Campos (onde nasceu o autor Walcyr Carrasco), e a estância hidromineral Águas de Santa Bárbara; além de municípios do Paraná, como Castro, Morretes, Antonina e Lapa”, diz o site Memoria Globo.

A cidade foi erguida em uma área de nove mil m² e sediava as casas de Rafael (Eduardo Moscovis) e Agnes (Elizabeth Savala), o prédio residencial de Vera e a vila da pensão de Divina (Neusa Maria Faro). Além disso, havia igreja, loja de flores, farmácia, estação de trem, barbearia, mercearia, prefeitura, cinema, sorveteria, consultório médico e sapateiro, alguns com interior.

Estufa deu trabalho

Já a estufa de Rafael ganhou uma parte externa na cidade cenográfica e interior em estúdio. Este foi um dos cenários mais desafiadores devido à manutenção das rosas. As flores precisavam ser armazenadas em geladeira, com temperatura entre 8ºC e 12ºC, e não podiam permanecer em locais abafados. Rosas artificiais foram combinadas com naturais para compor o ambiente.