Benedito Ruy Barbosa

Autor de Renascer tentou recriar cena da versão original na infância: “Marcou muito”

Ele relembrou o momento que tentou imitar cenas da novela pisando em ovos de Páscoa

Publicado em 27/05/2024

Depois de surpreender o público com o sucesso de Pantanal, o autor Bruno Luperi, de 36 anos, assumiu a responsabilidade pela adaptação do remake de Renascer. Neto de Benedito Ruy Barbosa, ele guarda muitas lembranças da trama original, exibida em 1993. Em recente entrevista ao F5, da Folha de S. Paulo, ele relembrou com nostalgia o momento em que, na infância, tentou imitar cenas da novela pisando em ovos de Páscoa.

“Não esqueço também que eu tinha mais ou menos 5 anos e, junto com o meu irmão, pegamos os ovos de Páscoa e começamos a pisar no chocolate porque a imagem de João Pedro [vivido por Marcos Palmeira na ocasião] amassando o cacau me marcou muito“, disse. Luperi lembrou ainda que Renascer “foi a primeira novela que eu vi acontecer”. “Lembro o meu avô escrevendo porque nós sempre frequentamos muito a casa dele. Eu o vi chorando, sorrindo e se emocionando com os dramas”, disse.

O autor Bruno Luperi
O autor Bruno Luperi

Durante o papo, Bruno também fez uma comparação das adaptações de Pantanal e Renascer. “‘Pantanal’ tinha uma característica muito única pelo bioma em que estava inserida, pela dinâmica das águas”, compara. “‘Renascer’ é um novo contexto, Ilhéus, sul da Bahia, todo mundo transformado pelos últimos 30 anos“, defendeu.

O jovem roteirista, que estreou há oito anos, como coautor de Velho Chico, ao lado do avô e da mãe, Edmara Barbosa, contou que tem preferência por novelas com características que marcaram a obra de seu avô e sua vida como um todo. “Sou fã do gênero do meu avô, desse Brasil profundo, dessa novela que é um mergulho íntimo. Ela apela muito pouco para o maniqueísmo, carrega em tintas humanas. E o trabalho dele é rico, porque vejo minha família, a maneira como fui criado, os valores que foram passados.”