História

Saiba mais sobre a Batalha de Curupaiti, retratada em Nos Tempos do Imperador

A trama está mostrando mais um momento histórico sobre a Guerra do Paraguai

Publicado em 07/01/2022

A Guerra do Paraguai foi um dos assuntos mais retratados até então em Nos Tempos do Imperador, que por sinal também deu o que falar na trama. A carnificina criada no meio dessa confusão deixa Dom Pedro II (Selton Melo) em pânico.

O conflito acabou sendo o de maior duração ocorrido na América do Sul, acontecendo entre os anos 1864 e 1870, sendo um processo de formação e consolidação das nações da bacia platina. Porém, todos os envolvidos acabaram com graves consequências. Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai tiveram um choque de interesses.

As causas da guerra acabou se tornando alvo de um grande debate entre os historiadores, já que várias interpretações foram feitas até os anos 90. Porém, historiadores brasileiros e paraguaios tiveram acesso a uma boa quantidade de documentação nunca vista antes e tudo o que se sabia sobre o embate sofreu várias alterações.

De acordo com esses dados, em 1862 Solano López [Personagem de Roberto Birindelli na novela] assumiu o governo do país, dando continuidade à ditadura que já vinha com seu pai. Por conta disso, começou a reprimir e perseguir seus opositores políticos, utilizando todo seu poder para tentar enriquecer sua família.

Um dos momentos mais marcantes dessa guerra é o que está sendo mostrado em Nos Tempos do Imperador, a batalha de Curupaiti, uma das grandes que aconteceram na Guerra do Paraguai, travada no dia 22 de setembro de 1866 no Forte de Curupaiti, às margens do Rio Paraguai.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade