Curiosidades da TV

Vale a Pena Ver de Novo duas vezes na mesma tarde? Qual é a diferença entre as faixas de reprises de novelas da TV Globo?

Novo horário destinado a produções antigas tem gerado confusão entre o público e na própria imprensa

Publicado em 16/11/2022

No ar há 42 anos, o Vale a Pena Ver de Novo é mais do que tradicional nas tardes da TV Globo. A sessão exibe reprises de novelas da emissora, geralmente com sucesso. Desde o último dia 7, a atração é O Rei do Gado, de Benedito Ruy Barbosa.

Exibida pela primeira vez entre junho de 1996 e fevereiro de 1997 na faixa das 20h, O Rei do Gado tem agora sua terceira passagem pelo Vale a Pena Ver de Novo. Além disso, a TV Globo exibe logo após o Jornal Hoje, por volta das 15h, uma reprise de Chocolate Com Pimenta, de Walcyr Carrasco.

Também é a quarta vez que a história figura na telinha global: além de sua exibição original, de setembro de 2003 a abril de 2004, o Vale a Pena Ver de Novo a exibiu em 2007 e em 2012.

Só que agora Chocolate Com Pimenta não é atração do Vale a Pena Ver de Novo, ao contrário do que se vê em comentários nas redes sociais que a mencionam e na própria imprensa. Isso se deve, sem dúvida, à grande identificação que se criou em relação a esse termo, sinônimo de reprise, junto ao público.

Jezabel (Elizabeth Savalla) em Chocolate com Pimenta
Jezabel Elizabeth Savalla em Chocolate com Pimenta

Em dezembro de 2021, a TV Globo deu início a uma segunda faixa vespertina para reapresentar novelas de sucesso. A exemplo do ocorrido em 2020 e 2021, com as novelas que voltaram ao ar para tapar buraco diante dos problemas enfrentados pelas produções inéditas para estrear, devido à covid-19, em torno das 15h têm sido exibidas “edições especiais” de histórias antigas.

A primeira foi O Cravo e a Rosa, de Walcyr Carrasco e Mário Teixeira, levada ao ar pela primeira vez de junho de 2000 a março de 2001. E a edição de especial nada teve, em termos de cortes ou reduções, já que a novela só saiu de cartaz em setembro de 2022, após ser levada ao ar quase a mesma quantidade de capítulos originais.

Conforme oficializado pela apresentadora Fátima Bernardes em fins de novembro do ano passado, quando se falou do novo horário de novelas da TV Globo à tarde e que O Cravo e a Rosa voltaria ao ar em 6 de dezembro inaugurando-o, essa faixa entre o Jornal Hoje e a Sessão da Tarde deve ser destinada apenas a novelas que originalmente foram exibidas às 18h e às 19h.

Giuseppe Berdinazi (Tarcísio Meira) em O Rei do Gado
Giuseppe Berdinazi Tarcísio Meira em O Rei do Gado

Para as novelas das 21h – ou mesmo das 23h, caso tenham essa disposição e a possibilidade, que é mais remota diante dos temas adultos aos quais essas histórias se permitem -, “sobrou” o Vale a Pena Ver de Novo, que na ocasião exibia O Clone (2001-2002), de Glória Perez, e de lá para cá já reapresentou em seguida A Favorita (2008-2009), de João Emanuel Carneiro.

Mora aí a diferença entre os dois horários vespertinos dedicados à TV Globo para reapresentar novelas atualmente. A produção que entra no ar após o Jornal Hoje tem sido chamada de “novela das 15h” em planos comerciais e materiais do tipo.

Ou seja, Edição Especial, ao menos oficialmente, não é o nome da faixa. E até a página do Projeto Memória Globo no Facebook confundiu os termos: publicou que Chocolate Com Pimenta está em cartaz “em Vale a Pena Ver de Novo”…

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade