Celebração

Seleção especial de filmes marca comemorações dos 50 anos da Sessão da Tarde

Mulan, Tô Ryca 2 e Power Rangers fazem parte do pacote de aniversário

Publicado em 29/02/2024

4 de março de 1974, 14h. No Rio de Janeiro, Os Perigos de Paulina; em São Paulo, Oito e Meio, de Federico Fellini. Há 50 anos, a TV Globo estreava a Sessão da Tarde, uma das mais fortes marcas de sua programação e da relação da emissora com o público. Para celebrar a data, durante todo o mês será exibida uma seleção especial de filmes.

Grandes títulos e franquias adoradas pelos fãs reforçam o objetivo do programa, que é o de divertir, entreter e emocionar toda a família. Mulan, Ghostbusters: Afterlife e Tô Ryca 2 estão entre os filmes inéditos que integrarão a iniciativa de comemoração do cinquentenário da Sessão da Tarde.

“O Sessão da Tarde tem no seu DNA um pilar importante, presente nesses 50 anos, que é o ‘filme para ver junto’, junto com a família, com amigos. É um momento no meio da tarde que proporciona entretenimento, diversão e relaxamento. A TV Globo tem um olhar muito cuidadoso para essa curadoria, para trazer cada vez filmes mais representativos, personagens e narrativas com tramas universais e em sintonia com a sociedade. São cerca de 240 filmes exibidos por ano”, revela o diretor de conteúdo da TV Globo, Gabriel Jacome. 

Ao longo das últimas cinco décadas, foram exibidas grandes produções da história do cinema que acabaram se tornando clássicos na memória dos brasileiros, mudando conforme as gerações dos telespectadores.

Foi por meio da Sessão da Tarde que muitas pessoas tiveram a oportunidade de ver pela primeira vez – e rever sempre que voltavam para a programação – filmes como A Noviça Rebelde (1965), A Lagoa Azul (1980), Curtindo a Vida Adoidado (1986), Ghost – Do Outro Lado da Vida (1990), O Auto da Compadecida (2000) e A Culpa é das Estrelas (2015), o que confirma que, há 50 anos, o programa contribui para a democratização do cinema e do acesso à cultura no Brasil. 

Aberto a mudanças factuais, o programa também funciona como espaço para homenagens, sessões especiais e temporadas. Todos os dias 20 milhões de pessoas assistem à Sessão da Tarde e mais cinéfilos se formam. “A TV Globo entende a importância do cinema para a transmissão de valores e formação cultural do país e por isso tem o compromisso de proporcionar aos telespectadores uma experiência cinematográfica de alta qualidade, com acordos com os maiores estúdios do mercado e principais produtoras de filmes do mundo. Isso tudo diariamente e de forma gratuita”, pontua Gabriel Jacome.

Além dos já citados, Space Jam: Um Novo Legado, O Príncipe Esquecido, Power Rangers, Malévola: Dona do Mal, Uma Pitada de Sorte, Dolittle, Marley e Eu, Minha Vida Em Marte, Shrek e Sonic: O Filme também farão parte do março especial de comemoração dos 50 anos da Sessão da Tarde.

Confira algumas curiosidades da Sessão da Tarde

Alguns dos títulos mais exibidos na Sessão da Tarde, todos com mais de 15 exibições: Curtindo a Vida Adoidado, Um Príncipe Em Nova York, Ghost: Do Outro Lado Da Vida, De Volta à Lagoa Azul, Encontro de Amor e De Repente 30.

Nos primeiros 15 anos de Sessão da Tarde, ou seja, até 1989, foram muito frequentes filmes dos anos 1950 e 1960, alguns exibidos várias vezes: Vinte Quilos de Confusão, Tulsa: O Ouro Negro, Monsieur Cognac, Sortilégio de Amor, O Homem do Diner’s Club, As Loucuras de Mr. Jones, Os Três Patetas Em Órbita, Sinfonia Interrompida, O Capitão Era Um Pirata, Três Em Um Sofá, A Espiã de Calcinhas de Renda e O Escudo Negro de Falworth.

Na temporada de 1975, de segunda a sexta-feira a Sessão da Tarde exibia apenas três filmes por semana, já que às terças e quintas-feiras seu horário era preenchido por episódios das séries de aventura Tarzan e Daktari.

Desde 1981, em períodos como julho e nas férias de verão temporariamente a faixa ganha outros nomes, como Festival de Férias ou Sessão da Tarde de Férias, além de já terem ocorrido semanas temáticas (apenas com filmes de Elvis Presley ou Jerry Lewis, por exemplo) e escolha interativa, pelo voto do público.

Entre títulos que tiveram sua primeira exibição em TV na Sessão da Tarde, podemos citar Free Willy (em 1997), O Diário da Princesa (em 2005) e Hércules (em 2006).

Da produção nacional, O Auto da Compadecida, A Princesa Xuxa e Os Trapalhões e Lua de Cristal já foram exibidos mais de 10 vezes na Sessão da Tarde cada um, sendo os campeões brasileiros.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade