Homenagem

Nos 90 anos de Manoel Carlos, Viva estreia nova faixa de novelas com A Sucessora

Produção protagonizada por Susana Vieira e Rubens de Falco reestreia no dia 27, às 11h45

Publicado em 14/03/2023

Os fãs de Manoel Carlos têm um bom motivo para comemorar. A partir de 27 de março, o Viva exibe, às 11h45, a novela A Sucessora, um clássico do horário das 18h, levado ao ar originalmente entre setembro de 1978 e março de 1979 pela TV Globo. O escritor é homenageado pelo canal por seus 90 anos de vida (completados nesta terça-feira, 14 de março) com a nova faixa para novelas na grade.

A novela é baseada no romance homônimo publicado em 1934, de autoria de Carolina Nabuco. Filha de Joaquim Nabuco, a escritora também é autora de Chama e Cinzas, obra que chegou às livrarias em 1947 e inspirou Daniel Más na criação de Bambolê, que o Viva exibe atualmente às 14h40.

Com direção de núcleo de Herval Rossano, direção-geral de Gracindo Júnior e direção de Sérgio Mattar, A Sucessora se passa nos anos 1920 e tem como protagonista a jovem Marina (Susana Vieira), criada numa fazenda, filha de Emília (Beatriz Veiga) e alvo do interesse romântico de um primo, Miguel (Paulo Figueiredo).

Susana Vieira viveu Marina em A Sucessora
Susana Vieira viveu Marina em A Sucessora

Inocente e meiga, Marina se casa com o viúvo Roberto Stein (Rubens de Falco), muito rico e requintado, e vai morar em sua mansão no Rio de Janeiro, onde passa a conviver com os novos costumes da elite, influenciada diretamente pela França, e tem algumas dificuldades para adaptar-se à vida de luxos.

No entanto, o grande desafio de Marina em seu casamento com Roberto está ligado a duas mulheres: Alice, a primeira mulher dele, e a governanta Juliana (Nathalia Timberg), que cria um clima sombrio na mansão e não deixa que a primeira patroa seja esquecida.

Arlete Salles, Kadu Moliterno, Mirian Pires, Heloísa Helena, Ary Coslov, Carmen Monegal, Sônia de Paula, Mário Cardoso, Liza Vieira, Ankito, Paulo Pinheiro e Sidney Marques também estão no elenco de A Sucessora.

A novela não é exibida de forma tradicional desde 1981, quando foi cartaz do Vale a Pena Ver de Novo. Vale ressaltar que a criação do novo horário se dá aproveitando o momento de homenagens a Maneco, mas nada há de confirmado sobre se manterem nesse horário na sequência apenas outras novelas do autor. Ou seja, tanto a faixa de 11h45 pode ficar apenas em A Sucessora quanto virem outras produções depois, inclusive de outros autores. Isso ainda não foi divulgado pelo Canal Viva.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade