Sofredora

Quem interpretou Quitéria, a mãe de Maria Santa, na primeira versão de Renascer?

Submissa, esposa de Venâncio perde as duas filhas

Publicado em 22/01/2024

Quitéria é uma personagem emblemática da primeira fase de Renascer. A mãe de Maria Santa (Duda Santos) é uma mulher sofredora e submissa ao marido.

Veja também:

    Casada com Venâncio (Fábio Lago), ela come o pão que o diabo amassou ao lado do marido, ainda mais quando ele expulsa a filha mais velha, Marianinha, de casa.

    Costureira e sem voz, Quitéria é interpretada no remake por Belize Pombal. Além de perder uma filha, ela ainda fica sem Santinha, que é deixada em um bordel pelo pai. Depois, ela some no mundo com Venâncio.

    Em 1993, o perfil da dona de casa era parecido com o atual. Ela, inclusive, era ameaçada e quase agredida pelo marido, um embuste conhecido por ser o miolo do Bumba Meu Boi.

    Na primeira versão de Renascer, Quitéria foi interpretada por Ana Lúcia Torre. A aclamada atriz tem 78 anos de idade atualmente, conhecida por uma série de trabalhos na TV.

    Quitéria (Belize Pombal) foi interpretada por Ana Lúcia Torre
    Quitéria Belize Pombal foi interpretada por Ana Lúcia Torre

    Após Renascer, ela emendou diversas produções, com destaque para as tramas de Walcyr Carrasco. Hoje em dia, Ana Lúcia continua na Globo e figurou em novelas recentes como Quanto Mais Vida, Melhor! e Travessia.

    Atualmente, a veterana integra o elenco da novela Fuzuê, como Mercedes, uma antiga namorada de Lampião (Ary Fontoura) e mãe de Emília (Cyria Coentro).

    © 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
    Site parceiro UOL
    Publicidade