Terceiro filho

Quem interpretou José Venâncio na primeira versão de Renascer, em 1993?

Rapaz vive conflito com esposa e com sua amante

Publicado em 02/02/2024

José Venâncio é o terceiro filho de José Inocêncio (Marcos Palmeira) em Renascer. Assim como os irmãos mais velhos, ele seguiu o caminho dos estudos e se formou na faculdade.

O rapaz se tornou publicitário e comanda uma agência no Rio de Janeiro ao lado de seu sócio, o controverso Eriberto (Pedro Neschling).

Na segunda fase da novela, Venâncio – que recebeu esse nome em homenagem ao pai de Maria Santa (Duda Santos) – é marido de Eliana (Sophie Charlotte).

Entretanto, ele vive muitos conflitos com a esposa e logo se apaixona por Buba (Gabriela Medeiros), ainda sem saber que ela é uma mulher trans.

No remake, o personagem fica a cargo de Rodrigo Simas. Já em 1993, José Venâncio foi interpretado por Taumaturgo Ferreira, especialmente convidado para o papel. Mas, após uma briga com o autor Benedito Ruy Barbosa, seu personagem foi eliminado de Renascer.

José Venâncio (Rodrigo Simas) foi vivido por Taumaturgo Ferreira
José Venâncio Rodrigo Simas foi vivido por Taumaturgo Ferreira

O conflito do rapaz era praticamente o mesmo, com a diferença que ele era engenheiro e já sabia desde sempre que Buba era uma mulher hermafrodita (intersexo).

Taumaturgo Ferreira é um aclamado ator que tem 68 anos de idade atualmente. Depois de Renascer, ele fez outros trabalhos na Globo, no SBT e na Record TV. Seu último trabalho na televisão foi na série Ilha de Ferro.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade